Todos somos chamados a colaborar com Deus em Igreja
2002-11-09 09:53:38

Mensagem do Bispo de Aveiro para a Semana dos Seminários

Todos somos chamados a colaborar com Deus em Igreja

Semana dos Seminários, embora repetindo-se todos os anos, tem sempre um sentido diocesano e familiar, convidativo a que padres e leigos olhem com afecto para o projecto de Deus que não se cansa de chamar jovens, que possam vir a ser educadores e condutores do seu Povo.
O Seminário, no seu edifício, é a referência diocesana mais próxima e sentida por todos. Vejo o carinho como é olhado, a alegria com que se vem a ele para reuniões, encontros e assembleias, como se pergunta por ele para saber dos nossos seminaristas, do andamento das obras, das preocupações da Diocese e do seu Bispo.
Os nossos seminaristas, já em caminhada vocacional mais comprometida, não são muitos. Aparecem-nos, no entanto, serenos e numa atitude de crescente compromisso. As dezenas que estão no Pré-Seminário em família merecem-nos agora uma especial atenção e cuidado. Praticamente é com eles que contamos para os anos do secundário ou directamente para o curso teológico. As coisas vão mudando, os caminhos têm de se diferenciar, o projecto de Deus, porém, não muda. Esta a grande certeza que nos move a todos.
Intensificamos, cada vez mais, um trabalho de sensibilidade e promoção vocacional junto dos adolescentes e jovens das nossas paróquias. Um esforço que pedimos seja acompanhado pelos párocos, pais, catequistas, professores e pelas comunidades cristãs. A vocação é dom de Deus, mas a nós compete-nos criar ambiente favorável para uma aceitação livre e consciente deste dom e ser mediadores de Deus no seu chamamento.
Insisto que não se descure a oração pelas vocações sacerdotais em todas as paróquias e comunidades da Diocese, que se acolham com amor fraterno e grato os nossos seminaristas, que se estimulem os adolescentes e jovens a abrir-se, com alegria e coragem, ao projecto de Deus.
As obras de recuperação e conservação do Seminário estão em andamento. Aparecem sempre necessidades novas numa casa que já fez cinquenta anos.
A Semana dos Seminários é ocasião apropriada para expressarmos a nossa generosidade. Os nossos padres têm sido verdadeiramente generosos. Com eles contamos, também, para que estimulem a generosidade de todos os cristãos e, sobretudo, que sejam os mais activos promotores vocacionais.
Todos somos chamados a colaborar com Deus em Igreja e ninguém substitui ninguém. Os resultados dependem muito da resposta que cada um der, segundo a sua condição.

António Marcelino, bispo de Aveiro