D. Ximenes resigna e abandona Timor
2002-11-09 09:19:44

O BISPO de Díli, D. Ximenes Belo, vai resignar e abandonar Timor-Leste. O bispo, distinguido com o Nobel da Paz em 1996, alegará motivos de saúde, mas a sua saída de Timor e da diocese de Díli tem sobretudo que ver com as relações entre a Santa Sé e o novo Estado.

O Vaticano pensa reorganizar inteiramente a sua presença em Timor-Leste, estando já prevista a criação de uma terceira diocese, além de Díli e Baucau. Neste caso passará a existir em Timor uma Conferência Episcopal. As fontes contactadas pelo EXPRESSO, que citam meios eclesiásticos, garantem que, ao contrário de D. Ximenes, o bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, continuará no seu posto.

Fonte próxima de D. Ximenes Belo garantiu ao EXPRESSO que o bispo não foi informado pelo Vaticano de qualquer mudança de situação e que a sua vontade seria permanecer em Timor, transitando para a nova diocese a criar em Manufai. Isto porque o seu estado de saúde é precário e a diocese de Díli, onde permanece desde 1983, está a tornar-se excessivamente trabalhosa.

D. Ximenes chegou ontem de Roma, onde foi recebido pelo Papa, e encontra-se no Porto a fazer exames médicos.

Fonte Expresso