Novo Vigário Regional do Opus Dei em Portugal
2002-11-08 15:50:13

O Pe. José Rafael Espírito Santo foi nomeado Vigário Regional em Portugal por D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei.

Ordenado sacerdote em 1987, o novo Vigário Regional colaborava desde 1997 com o seu antecessor, Mons. António Barbosa.

Natural de Lisboa e de origem transmontana, o Pe. José Rafael Espírito Santo, de 43 anos de idade, depois de ter completado o ensino secundário na capital, licenciou-se em Engenharia Civil na Universidade de Coimbra (1982). Foi assistente universitário em Coimbra, tendo também exercido funções directivas na Residência de Estudantes da Beira situada nessa cidade.

Realizou os estudos eclesiásticos em Roma, e, depois de ordenado sacerdote, desenvolveu o seu ministério sobretudo no meio juvenil e universitário.

Mons. António Barbosa, de 66 anos de idade, é agora colaborador do novo Vigário Regional, além de exercer o seu ministério sacerdotal no âmbito da missão evangelizadora própria do Opus Dei.

O Opus Dei, cujo fundador foi canonizado no passado dia 6 de Outubro, é uma prelatura pessoal, uma figura pastoral inserida na estrutura da hierarquia eclesiástica, destinada ao serviço das dioceses (a que pertencem plenamente os fiéis leigos que integram a prelatura) através da promoção da mensagem da santificação nas condições habituais da vida quotidiana.

Em Portugal a prelatura do Opus Dei desenvolve acções de formação cristã nas dioceses do Algarve, Angra do Heroísmo, Braga, Coimbra, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto e Viseu.

Mais informações em www.opusdei.org.