Igreja de São Francisco Foi Ontem Inaugurada
2002-10-29 10:05:01

Cerca de mil populares juntaram-se domingo para assistir à concretização de um sonho com 25 anos, a inauguração da Igreja paroquial de São Francisco de Assis, que foi presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo.

A paróquia de São Francisco de Assis, criada por Gonçalves Cerejeira em 25 de Março de 1959, viu nascer ontem, volvidos 43 anos, a igreja e o seu complexo pastoral. Mas apesar da antiguidade da paróquia, segundo as autoridades religiosas, a necessidade imperiosa de uma igreja surgira há 25 anos, para dar resposta à crescente formação de organismos e movimentos, e ao aumento demográfico e urbanístico.

Até ao momento, toda a acção pastoral e celebração cultural católicas tinham lugar no histórico Mosteiro de Santos-o-Novo, mas já há mais de 25 anos que aquela paróquia promove recolhas de fundos para construir o complexo pastoral.

Este complexo proporciona agora aos paroquianos um centro de dia, casas mortuárias, um espaço para ocupação de actividade de tempos livres, salas para catequese e as actividades do Corpo Nacional de Escutas, presente na cerimónia de inauguração.

A igreja fica situada na zona ribeirinha do Tejo, na parte oriental de Lisboa, e tem como limites a Parada do Alto de São João, a zona portuária do Tejo, a Avenida Mouzinho de Albuquerque e a Rua Gualdim Pais. Civilmente é parte integrantes da Freguesia de São João.

Com capacidade para 650 pessoas, o espaço da igreja foi exíguo para acolher as cerca de mil pessoas que quiseram assistir à inauguração, tendo muitas delas permanecido de pé durante a missa.

Por ser dedicada a São Francisco, conhecido pelo seu espírito missionário e evangelizador, a igreja tem na sua fachada principal a representação da ponte de um barco orientado para o Mar da Palha, de onde partiram missionários da Ordem Franciscana.

O interior branco e pouco decorado da igreja, oferece um espaço amplo e circular que não distancia o altar da assembleia. O coro alto tem estrutura de anfiteatro.

O projecto da igreja, assinado pelo arquitecto João Mota Guedes, custou 1,7 milhões de euros (345 mil contos), 500 mil dos quais de financiamento estatal.

A cerimónia de inauguração da igreja começou com uma procissão encabeçada pelo cruciferário. A este, seguiram-se em primeiro lugar os ministros, depois os diáconos, os presbíteros concelebrantes, depois o bispo com dois diáconos e finalmente os fiéis.

No final da procissão, e à entrada da igreja, todos pararam para assistir à entrega das chaves do edifício ao bispo. Aberta a porta, José Policarpo convidou o povo a entrar na igreja, onde celebrou a missa. O presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, também marcou presença na cerimónia.

Com esta igreja aumenta para 161 o número de templos para culto católico na cidade de Lisboa.

Fonte Público