Igrejas lusófonas criam laços fraternos
2002-10-27 08:48:10

Neste final de Outubro, mês missionário, como o vive a Igreja Católica, prestando atenção à evangelização, quer nos países de longa cristianização quer onde ainda pouco ou nada foi anunciada a mensagem de Jesus Cristo, vale a pena lembrar a acção da Fundação Evangelização e Culturas (FEC).

Essa Fundação nasceu do trabalho realizado, em Portugal, pelo Secretariado Nacional para as Comemorações dos Cinco Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas e para lhe dar sequência.
É um órgão de apoio à Conferência EpiscopalPortuguesa (CEP), à Conferência Nacional dos Superiores Maiores dos Institutos Religiosos (CNIR) e à Federação Nacional das Superioras Maiores dos Institutos Religiosos Femininos (FNIRF), nas vertentes de cooperação
e da missionação com outras igrejas, culturas e povos.
Uma das tarefas mais significativas da FEC é o incremento da comunhão da Igreja Católica em Portugal com as igrejas irmãs de língua oficial portuguesa, sobretudo nos campos cultural, educativo e formativo.

Acções
Com a ajuda da FEC, já foi possível um projecto de apoio às rádios católicas em África; um programa de geminação de paróquais portuguesas com congéneres des países de língua portuguesa; semanas de cooperação missionária; programas de formação de leigos miss
ionários portugueses; acções de formação de professores e de apoio à criação de equipamentos educativos na Guiné-Bissau; encontro de movimentos e grupos ligados a leigos missionários em Portugal; lançamento de um guião informativo sobre voluntariado missionário; análise e ponderação de projectos de apoio finaceiro dirigidos à CEP pelas mais diversas igrejas lusófonas; participação em encontros internacionais; organização de encontros dos presidentes das conferências episcopais lusófonas; e publicação regular do boletim «Igrejas Lusófonas em Comunão».
Ao longo de mais de oito anos, aquelas iniciativas e acções têm sido importantes para a aproximação e comunhão entre as igrejas lusófonas.

Voluntários
Decorre presentemente a campanha «Um pode fazer a diferença», para estimular o voluntariado de quem queira colaborar com a Fundação Evangelizaçao e Culturas, aqui ou nos países de língua portuguesa.
Nos últimos 15 anos, tem ganho corpo em Portugal a participação de leigos, em especial jovens, que dedicam meses ou anos à cooperação e missionação em países lusófonos. É o voluntariado missionário ligado a institutos missionários, congregações religiosas, universidades, associações católicas, dioceses e paróquias. São experiências que já terão envolvido uns mil jovens, por iniciativa, entre outros, de Leigos para o Desenvolvimento, Associação de Acção Social da Universidade Lusíada, Associação de Solidariedade Portugal-África, Equipa de África, GasÁfrica (Universidade Católica), Jovens sem Fronteiras, Leigos Boa Nova, Leigos Missionários Combonianos, Leigos Missionários da Consolata, Leigos Voluntários Dehonianos, Missionários do Verbo Divino, Movimento Juvenil Salesiano, Serviço Jesuíta aos Refugiados e Voluntariado Espiritano.
Essas e outras associações somam umas 25 entidades que em Portugal se dedicam ao voluntariado missionário, em ordem ao desenvolvimento dos países pobres.