paroquias.org
 

Notícias






Envelhecer@.com
2002-10-25 22:43:43

"A qualidade direccionada para as necessidades especificas de cada idoso" esteve em destaque no Congresso subordinado ao tema Envelhecre@.com, realizado em Braga, de 23 a 25 de Outubro.

Uma iniciativa promovida pelo Centro Social e Paroquial de Ribeirão, Centro Social da Paróquia de Castelões e pelo Hotel Lar Condes de Barcelos e que teve o apoio da Universidade Católica Portuguesa - Polo de Braga e que abordou também as "Políticas sociais de apoio á população idosa" - disse à Agência ECCLESIA Margarida Silva, docente da UCP - Braga. Apesar dos discursos "optimistas foi também apontado o muito que há para fazer".

Neste congresso "enfatizamos sobretudo a questão do cidadão idoso como um cidadão de direito". Nesta linha, as políticas de apoio às pessoas idosas deverão ser "políticas de direitos e não de compensação de rendimentos" - disse. As pessoas têm de ter uma "política de plena cidadania" que lhes permita por exemplo "fazerem uma escolha entre a institucionalização e a permanência em casa" - referiu Margarida Silva.
A ideia nasceu porque as instituições organizadoras trabalham nesta área e os "dados estatísticos apontam para que, dentro de muito pouco tempo, a população mundial tenha uma incidência de número de idosos muito maior do que o número de jovens". Como as sociedades ocidentais ainda não estão preparadas para absorver o idoso "como cidadão, que não perde os seus direitos de cidadania pelo facto de ter passado dos 65 anos, resolvemos alertar as pessoas para este problema" - salientou Margarida Silva.

"A redefinição do perfil profissional dos cuidadores dos idosos" foi outro dos tema que esteve em destaque neste congresso, que engloba também uma exposição de produtos, equipamentos e serviços para o idoso. Na linha dos apelos às entidades governamentais, os participantes concluíram que é necessário "uma política de educação que prepare as gerações mais novas, para aceitarem esta condição do idoso como transmissor, por excelência, de saber e de participação" - finalizou.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia