Escolas para solidificar a fé
2002-10-25 22:43:01

"Uma Pastoral da Oferta" é assim que o Pe. José Pedro Martins, Director do Centro de Formação de Leigos do Algarve (CEFLA), define o trabalho que o CEFLA desempenha junto das comunidades algarvias.

Uma oferta que passa pela formação teológica dos cristãos em dois pólos daquela região: Faro e Portimão. Mais a norte, na diocese de Leiria-Fátima a Escola de Formação Teológica desta diocese pretende "solidificar a fé dos cristãos e prepará-los para uma leitura crente da sociedade moderna" - referiu à Agência ECCLESIA o Pe. Manuel Janeiro, director daquela instituição.
A leccionar desde 1988, a Escola de Leigos da diocese de Lisboa já "deu formação teológica a vários milhares de pessoas desta diocese". A funcionar em 16 centros na diocese, este curso de nível médio tem três vertentes: "a Escola de Leigos; Formação a Distância e a Escola de Serviços Eclesiais" - disse o Pe. António Janela, director daquele organismo diocesano. Enquanto a Escola de Leigos e a Formação a Distância destinam-se a todas as pessoas, "já tivemos não baptizados e mesmo pessoas de outras confissões", a Escola de Serviços Eclesiais "é só para cristãos que são indicados pelos párocos ou movimentos" - disse.
Todas estas escolas dão formação nas áreas bíblicas, teológicas e pastorais. Mas cada uma tem as suas especificidades, que muitas vezes estão em sintonia com os programas diocesanos. Em Leiria, este curso médio tem quatro anos, em horário pós-laboral. Para além das aulas curriculares, "temos também um nível exigente de formação específica que vai desde seminários sobre padroeiros até à Comunicação Social" - salienta o Pe. Manuel Janeiro. O Curso que o CEFLA proporciona tem a duração de três anos e um ano complementar. É um curso de nível médio, mas "temos também um Curso Básico para Agentes de Pastoral que está ligado ao Instituto Superior de Estudos Teológicos de Évora". Como o programa diocesano "foca sempre a questão da formação", estas iniciativas estão integradas e em "concordância com os objectivos diocesanos" - reforça o Pe. José Pedro Martins.
Como em Lisboa existe a Universidade Católica Portuguesa, que ministra o curso de Teologia e de Ciências Religiosas, não existe tanto a preocupação das disciplinas terem os "chamados nomes universitários". Acima de tudo, como afirma o Pe. António Janela, "tentamos dar conteúdos e formar os nossos alunos". Posição que os outros directores das escolas corroboram.