paroquias.org
 

Notícias






Organizações Católicas Propõem Linha Verde de Apoio a Imigrantes
2002-10-25 22:32:57

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (FAIS), que a partir de hoje promove, em Lisboa, umas jornadas sobre a imigração, pode propor a criação de uma linha telefónica de apoio ao imigrante, disse ao PÚBLICO Paulo Bernardino, presidente da instituição.

A ideia está entre as várias propostas que poderão sair das recomendações ao Governo, assumidas pelas várias instituições católicas que participam na iniciativa.

As jornadas, que decorrem no Colégio São João de Brito, em Lisboa, contarão com a presença de Maria José Ritta, mulher do Presidente da República, tendo em conta o interesse de Sampaio em relação ao tema. Entre as diversas instituições da Igreja que trabalham com a problemática da imigração e se farão representar estão a Comissão Episcopal das Migrações, a Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM) - organismo da Conferência Episcopal Portuguesa responsável por esta área - a Cáritas, comissões do patriarcado, o Serviço Jesuíta aos Refugiados e outros centros de acolhimento de imigrantes. Várias destas organizações estiveram juntas, no início do Verão, em várias tomadas de posição conjuntas que contestavam as intenções anunciadas do Governo para esta área.

O alto comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, António Vaz Pinto, foi também convidado a estar, mas não a intervir - as jornadas estavam já programadas quando o padre jesuíta foi nomeado. No entanto, o programa prevê a intervenção do anterior responsável pelo lugar, o socialista José Leitão, bem como um ex-responsável do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos.

Os organizadores prevêem uma participação de 250 a 300 pessoas. Com inscrições pagas, há já 150 pessoas. Mas os imigrantes têm acesso gratuito às jornadas e a FAIS tem estado a receber telefonemas a pedir informação e a garantir a participação.

A ideia de promover estas jornadas com o título "Todo o homem é meu irmão" tem em conta o facto de a Ajuda à Igreja que Sofre ter nascido no final da II Guerra Mundial para apoiar refugiados, o que justifica plenamente a abordagem do tema, sustenta Paulo Bernardino.

Durante as jornadas, será apresentado um livro que reúne as últimas 17 mensagens do Papa João Paulo II para o dia das migrações, uma iniciativa conjunta entre a FAIS e a OCPM, destinada a assinalar os 50 anos deste último organismo.

No domingo, uma celebração inter-religiosa juntará cristãos de diversas proveniências (católicos, ortodoxos, protestantes, anglicanos, greco-católicos), bem como crentes de outras religiões: judeus, hindus, muçulmanos, entre outros. Responsáveis de algumas destas comunidades religiosas em Portugal também intervêm no início dos trabalhos de amanhã.

Temas como o dever do acolhimento nas diversas religiões, o tipo de imigração que existe em Portugal, as dificuldades atravessadas pelos imigrantes e as propostas para uma melhor integração na sociedade são alguns dos que estão previstos para ser tratados nestes dois dias e meio.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia