paroquias.org
 

Notícias






Diaconado não é para mulheres, esclarece a Comissão Teológica Internacional
2002-10-23 22:14:37

O Secretário Geral da Comissão Teológica Internacional, o Pe. Georges Cottier, O.P., deu a conhecer na quinta feira no Vaticano um esclarecimento a uma errônea notícia posta em circulação pelo diário católico francês “La Croix”, segundo o qual a Comissão teria ficado teologicamente “mais perto” da possibilidade da ordenação diaconal de mulheres.

dado a conhecer pela sala de Imprensa da Santa Sé, o Pe. Cottier afirmou que o estudo da Comissão não concluiu uma possível abertura no que se refere à ordenação de mulheres ao diaconado; mas que se expressou mais na linha de uma exclusão de tal possibilidade.

“Com efeito, a Comissão teólogos –diz a nota com o esclarecimento do Pe. Cottier-, embora não tenha a tarefa de expressar-se com a autoridade que é característica do Magistério, fez presente duas importantes indicações que emergem do estudo do problema.

Segundo o teólogo da Casa Pontifícia, a Comissão “fez notar que as diaconisas às que se faz referência na tradição da Igreja antiga, não são simplesmente assimiláveis aos diáconos”.

Para sustentar esta posição o Pe. Cottier destacou que tanto o rito de instituição como as funções desenvolvidas pelas diaconisas eram distintas dos diáconos ordenados.

Além disso o Pe. Cottier afirmou que o estudo da Comissão reafirmou a unidade do Sacramento da Ordem.

“A distinção entre o ministério dos bispos e dos presbíteros, por um lado, e o dos diáconos, por outro, deve com efeito entender-se no marco de uma profunda unidade do sacramento da Ordem”, explica a nota, ao afirmar que “a Comissão reafirmou este ensinamento depois de um atento estudo da tradição eclesial, principalmente da doutrina do Concílio Vaticano II e dos ensinamento do Magistério do Pós-Concílio”.

O Pe. Cottier disse que “compete agora ao Magistério pronunciar-se com autoridade a esse respeito, à luz dos elementos, que a pesquisa histórico-teológica da Comissão Teológica Internacional permitiu evidenciar”.

A Comissão Teológica Internacional dedicou mais de cinco anos de investigação à problemática da historia e da teologia do diaconado antes de aprovar o texto de seu estudo no curso da Sessão Plenária concluída recentemente. O estudo foi solicitado pela Congregação para a Doutrina da Fé.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia