Bens culturais da Igreja são para estar ao serviço de todos
2002-10-23 22:10:42

O apelo do Papa aos participantes na Quarta Congregação Plenária da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja

A Igreja sempre defendeu que através da arte, nas suas diversas expressões se reflecte de alguma forma, a infinita beleza de Deus. A afirmação pertence a João Paulo II que falava, na passada semana aos participantes na Quarta Congregação Plenária da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja.

“Os bens culturais, pela identidade territorial e pelo diálogo cultural e artístico entre os povos”, foi o tema que presidiu aos trabalhos daquela que foi a Quarta Congregação Plenária da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja. No final dos trabalhos, os participantes foram recebidos em audiência pelo Papa que falou desse inestimável património cultural, artístico e documental, acumulado pela comunidade cristã ao longo de dois milénios. Relativamente à Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja, João Paulo II alertava para o facto de que “os bens culturais eclesiásticos constituem um terreno favorável para um encontro fecundo entre as diferentes culturas. Perante isto, é cada vez mais importante que tal património, seja garantido pela tutela jurídica com as convenientes orientações e disposições que tenham em conta as exigências religiosas, sociais e culturais dos povos e das populações locais”. Não me refiro apenas à conservação, acrescentava o Papa, os museus, os arquivos, as bibliotecas, não são apenas depósito de obras artísticas, mas bens à disposição do público. Deverá estar no coração da própria Igreja a valorização do seu património artístico. A arte torna-se uma forma de evangelização para transmitir a mensagem de Cristo confiada à Igreja. A arte é símbolo de talento e grandeza que assume, no abraço com a Igreja, a linguagem universal da evangelização. Estas as recomendações do Papa a quantos têm por missão zelar e promover os bens culturais da Igreja e apresentá-los para benefício de todos.