paroquias.org
 

Notícias






Urânio Empobrecido Preocupa Bispos Portugueses
2001-01-10 23:26:06

“É uma questão ética internacional grave”, afirmam os Bispos reunidos em Conselho Permanente.
“É uma questão ética internacional grave, caso se confirme uma relação de causa efeito entre a utilização de munições de urânio empobrecido e as mortes e situações de doença verificadas entre as forças internacionais estacionadas nos Balcãs”. A afirmação é do secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que reuniu o seu Conselho Permanente na última Segunda-feira.


D. Tomaz Nunes referiu que a Igreja em Portugal está a acompanhar esta questão aguardando por elementos mais esclarecedores.
Naquela que foi a primeira reunião do milénio entre os membros do Conselho Permanente da CEP, estes partilharam a forma como terminou o ano jubilar manifestando satisfação pela grande afluência de fiéis às celebrações jubilares que caracterizaram o último ano.
Num encontro que pretendeu preparar a próxima Assembleia Plenária da CEP, marcada para o mês de Abril, foram analisados dois dos temas que irão marcar os trabalhos: a problemática da educação, que conta já com um esquema geral de documento aprovado e que está neste momento a ser trabalhado pela Comissão Episcopal da Educação Cristã, e o enquadramento da emigração no nosso país. Os bispos portugueses olham com particular atenção para as correntes migratórias do centro e leste europeu que atingem cada vez mais o nosso país, não havendo, ao contrário das comunidades africanas, enquadramentos jurídicos que definam e protejam estas pessoas. Com o auxílio de alguns peritos, a próxima Assembleia Plenária da CEP fará o ponto da situação tendo em vista encontrar pistas de intervenção pastoral junto destas pessoas, não raras vezes exploradas e perdidas num país onde tudo lhes é estranho.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia