paroquias.org
 

Notícias






Descoberta urna funerária com inscrição que dá pistas sobre a vida de Cristo
2002-10-22 21:08:07

"Tiago, filho de José, irmão de Jesus" é a frase inscrita, em aramaico (um parente linguístico do hebraico) numa urna funerária que data do século I, encontrada em Israel. Os arqueólogos acreditam que este objecto é uma das mais importantes pistas sobre a vida de Jesus.

A caixa foi encontrada em Jerusalém, num local que não foi revelado por vontade expressa pelo proprietário da urna. É sabido, porém, que o actual proprietário a comprou a um mercador de antiguidades que dizia tê-la encontrado enterrada no Monte das Oliveiras.

Trata-se de um objecto utilizado para guardar ossos que, de acordo com os especialistas, data do ano 63. De acordo com a tradição, trinta anos depois da crucificação de Cristo.

Importância da urna

Esta descoberta, que pode ser a mais antiga prova da existência de um homem chamado Jesus, é divulgada por Andre Lemaire na edição de Novembro/Dezembro da Revista de Arqueologia Bíblica.

Até agora, excluindo o "duvidoso" sudário de Cristo, não existia nenhuma prova material da existência de Jesus, excepto a sua história, narrada pelo Novo Testamento (conjunto dos evangelhos e cartas dos seus apóstolos e discípulos).

Quem é Tiago?

O Tiago de que falam os evangelhos (livros que relatam a vida de Jesus Cristo, atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João) é um dos doze apóstolos, os seguidores mais próximos de Cristo.

Por várias vezes, segundo as escrituras, Jesus se refere a Tiago como o discípulo mais amado. É a ele que, já crucificado, Cristo "entrega" a sua mãe, afirmando que Tiago passa a ser seu filho.

A letra dos evangelhos tem diversas interpretações conforme os ramos do cristianismo que a lêem. Para os católicos, Tiago não é mais do que um apóstolo, o preferido de Jesus, em parte devido à crença na virgindade eterna de Maria. Os protestantes acreditam que Tiago é um dos filhos que Maria e José tiveram depois de Jesus. Para os ortodoxos, José tinha um filho - Tiago - de um casamento anterior.

Os cépticos

Há, no entando, vozes cépticas que se ouvem "desmistificando" o achado.

O argumento mais forte é a dúvida acerca deste "Jesus" a que se refere a inscrição. Será mesmo o Jesus de Nazaré, que passou pela Galileia fazendo milagres e os cristãos consideram como o filho de Deus?

Acontece que os historiadores afirmam que não era normal na época inscrever nas urnas funerárias o nome do pai e dos irmãos do defunto. Este irmão de Tiago, conclui Lemaire, certamente era um "Jesus" muito especial.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia