Investir na Pastoral Familiar
2002-10-22 20:58:39

"Dar continuidade ao Congresso da Família e à peregrinação destas ao Santuário de Fátima" foi um dos temas de reflexão dos Bispos da Província Eclesiástica de Braga, que estiveram reunidos, no passado dia 21 de Outubro, em Coimbra.

Os bispos das nove dioceses que constituem a Província Eclesiástica de Braga concluíram também que "é preciso investir cada vez mais na Pastoral Familiar" - disse à Agência ECCLESIA D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga. E adiantou: "reconhecemos que há muitos movimentos a trabalhar relacionados com esta área da pastoral mas queremos que estes tenham mais vitalidade".

Os tribunais eclesiásticos e o património artístico foram outros temas que estiveram em debate. Segundo as palavras de D. Jorge Ortiga, "é necessário dar maior rapidez à resolução dos processos de nulidade de casamentos". Para que haja celeridade nestes processos, as dioceses podem solicitar ajuda "às dioceses vizinhas ao nível de canonistas". Sobre o património artístico das várias dioceses, os prelados reconheceram que já foi feita muita coisa em prol dos bens móveis e imóveis "mas continuamos preocupados com a conservação e preservação destes valores". O inventário e o registo do património "é essencial para a sua preservação" - finalizou.
A próxima reunião da Província eclesiástica de Braga será no dia 17 de Fevereiro, na cidade de Braga.