Uma prenda episcopal
2002-10-21 20:10:32

No dia 21 de Outubro de 1973 recebeu a ordenação presbiteral. Passados 29 anos foi tornada pública a sua nomeação para bispo Auxiliar de Lisboa. Referimo-nos a D. Manuel Felício, natural de Mamouros, Castro Daire, diocese de Viseu.

O novo prelado, que tem o título de Aquae Flaviae, nasceu a 6 de Novembro de 1947 e completou o doutoramento no ano 200, na Universidade Católica Portuguesa, com a defesa da tese intitulada "Infalibilidade Pontifícia", publicada com o título de "Portugal e a Definição da Infalibilidade Pontifícia". Durante o seu múnus pastoral na diocese de Viseu leccionou "Introdução ao Cristianismo" no Centro Regional das Beiras da UCP e foi director do Instituto Superior de Teologia das Dioceses da Guarda, Lamego e Viseu. Actualmente pertence ao quadro da Faculdade de Letras da UCP, com estatuto de Professor Auxiliar e é membro efectivo do Conselho Científico da mesma Faculdade, desde 2000.
Na sua diocese é presidente do Secretariado Diocesano do Clero e responsável do Centro Sócio-Pastoral e na Comissão Episcopal da Doutrina da Fé desempenha as funções de secretário.
A sua ordenação será na Sé de Viseu, a 15 de Dezembro próximo, e dará entrada na diocese de Lisboa no dia de S. Vicente, padroeiro principal desta diocese, a 22 de Janeiro de 2003.