Novo Bispo Auxiliar de Lisboa
2002-10-21 20:09:51

O Papa João Paulo II nomeou, com data de hoje, um novo Bispo Auxiliar para o Patriarcado de Lisboa, atribuindo-lhe o título de Aquae Flaviae.
Trata-se do Padre Doutor Manuel da Rocha Felício, membro do presbitério da Diocese de Viseu.

O novo Bispo Auxiliar de Lisboa, nasceu em Mamouros, Castro Daire, a 6 de Novembro de 1947.
D. Manuel da Rocha Felício será ordenado Bispo na Sé de Viseu a 15 de Dezembro próximo e será apresentado ao Clero e Fiéis do Patriarcado de Lisboa, a 22 de Janeiro de 2003, Solenidade de S. Vicente, Padroeiro principal do Patriarcado.

CURRICULUM

DADOS BIOGRÁFICOS

Nasceu na freguesia de Mamouros, Castro Daire, em 6 de Novembro de 1947, filho de Augusto Ferreira Felício e Josefina de Jesus Rocha.

Concluiu a Instrução Primária na sua freguesia de origem e, frequentou os Seminários Diocesanos de Viseu, entre 1960 e 1968.

Fez os estudos superiores na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, obtendo a Licenciatura em Teologia em Junho de 1975.

Foi, entretanto, ordenado Presbítero na Diocese de Viseu, a 21 de Outubro de 1973.

A Tese de Licenciatura tratou do tema A Infalibilidade da Igreja “in credendo” na “Lumen Gentium”, trabalho de investigação realizado sob orientação do então Professor Doutor D. José da Cruz Policarpo, hoje Cardeal Patriarca de Lisboa, que também foi o primeiro orientador para a sua tese de doutoramento.

Em 1989, obteve admissão como doutorando na Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa com a aprovação, pelo respectivo Conselho Científico, do projecto de tese de doutoramento.

O ano lectivo 1989-1990 passou-o em Roma como investigador a preparar a tese de doutoramento, tendo desenvolvido trabalho de investigação sobretudo nos arquivos do Vaticano.

Em Outubro de 1990, interrompeu a preparação da tese de doutoramento para desempenhar as funções de Vice-Reitor do Seminário Maior de Viseu e retomou-a, em 1997, com o título “Portugal e a definição dogmática da infalibilidade pontifícia: Teologia, Magistério, Debate Público”.

Em 6 de Julho de 2000 prestou provas de doutoramento na Universidade Católica Portuguesa, tendo obtido aprovação summa cum laude.

FUNÇÕES PASTORAIS

Membro da Equipa Sacerdotal da Paróquia de Mangualde entre 1973 e 1988.

Vice-Reitor do Seminário Maior de 1998 a 2001.

Presidente do Secretariado Diocesano para o Clero e do Centro Sócio Pastoral Diocesano de Viseu.

Desde 1975 docente de Teologia no Seminário Maior de Viseu.

É membro do Conselho Presbiteral Diocesano e do Colégio de Consultores.

Desde 1990 é Secretário da Comissão Episcopal da Doutrina da Fé.

FUNÇÕES ACADÉMICAS

Foi Coordenador da extensão em Viseu do Instituto Universitário de Ciências Religiosas sediado em Lisboa.

Entre 1992 e 1995 responsável do processo de filiação do Seminário Maior de Viseu na Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa.

Foi Director do Instituto Superior de Teologia das Dioceses da Guarda, Lamego e Viseu.

Foi Professor de Introdução ao Cristianismo no Centro Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa.

É Professor no Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa.

Pertence ao quadro da Faculdade de Letras da Universidade Católica Portuguesa, com o estatuto de Professor Auxiliar.

É membro efectivo do Conselho Científico da mesma Faculdade de Letras, desde o ano 2000.

ESTUDOS PUBLICADOS

Portugal e a definição dogmática da infalibilidade pontifícia: Teologia, Magistério, debate público. Viseu: Instituto Superior de Teologia, 2000.

Ecumenismo In História Religiosa de Portugal: Dicionário Temático.Circulo de Leitores, 2000.

Universidade Católica Portuguesa – projecto com identidade. Para uma leitura crítica dos seus Estatutos. Mathesis 7 (1998).

Diálogo ecuménico em Portugal e preparação da II Assembleia Ecuménica Europeia in Communio.

A mensagem do perdão na Comunidade Cristã in Communio

Primado Pontifício e Igreja Local in Communio