Leigos substituem sacerdotes nas paróquias
2002-10-20 18:52:12

Os leigos estão a substituir os sacerdotes em muitas paróquias portuguesas, desempenhando cada vez mais tarefas na vida pastoral da Igreja, que sofre com a falta de padres. Exemplo disso é a paróquia de Lamas, no Cadaval, que está confiada a uma mulher: a irmã Maria dos Anjos, das servas de Nossa Senhora de Fátima.

É que a vida paroquial de Lamas está a cargo das servas de Nossa Senhora de Fátima, apesar de estarem sob a responsabilidade do pároco local, Nélson Matias Pereira.

«O pároco preside durante a semana duas missas _- uma ao sábado e outra ao domingo _ e as outras celebrações litúrgicas dominicais são asseguradas pelas servas de Nossa Senhora de Fátima», explicou à Agência Lusa, argumentando: «É uma solução forçada, mas que está dentro do espírito eclesiástico. Os leigos têm o seu sacerdócio baptismal que lhes dá o direito e dever de exercer muitas funções que não são específicas dos padres. No entanto, todos os trabalhos da Igreja devem fazer-se em comunhão com o bispo», esclareceu.

A maior preocupação da irmã Maria dos Anjos é «manter o conselho pastoral activo» e para isso desenvolve, sempre sob orientação da diocese, várias acções em prol da comunidade, que têm como base a liturgia, a catequese e a animação.

O facto de ser mulher, segundo referiu, nunca condicionou o seu trabalho à frente da paróquia de Lamas. «As pessoas têm uma afectividade pela missa e isto é específico do padre, mas nunca senti nenhum tipo de discriminação por parte da comunidade. Fui sempre bem recebida», frisou.

O director do secretariado nacional da Liturgia em Fátima explicou que situações como a de Lamas, existem em todo o País, sobretudo em Coimbra e Alentejo, e estão relacionadas com a falta de sacerdotes. Embora, a participação de leigos na eucaristia não seja novidade.

Fonte DN