paroquias.org
 

Notícias






CASAR NA SÉ DE ÉVORA CUSTA OS OLHOS DA CARA
2002-10-19 14:52:24

Casar na Sé de Évora sai caro. Muito caro. Aos noivos, o cabido pede a quantia de 299 euros (60 mil escudos), um preço difícil de aceitar para as pessoas que entram numa nova fase da vida.

Por essa razão, no ano passado foram lá celebrados "talvez uns dois casamentos, e este ano esse número ainda não foi ultrapassado", disse o cónego Lourenço.
Afastar aqueles que sonham em celebrar o matrimónio num templo majestoso como a Sé, parece ser o objectivo do cabido ao praticar um preço tão elevado. Segundo disse ao CM o pároco da Sé, cónego Lourenço, os custos do resto do processo do matrimónio não entram neste orçamento.

Esta foi a maneira encontrada para que uma cerimónia tão importante não fique estragada por "avalanches" de turistas, que acabam por lhe tirar toda a beleza. "Chegam a entrar durante um casamento 100 turistas de uma vez. O barulho que fazem e a grandeza do templo retiram toda o espírito de família à cerimónia. Parece uma feira", explicou o pároco.

Encontrar um sacerdote que queira ali celebrar casamentos ou baptizados também parece não ser fácil. Pela razão explicada, na cidade nem todos os padres acedem a celebrar estas cerimónias na Sé. O cónego Lourenço, por exemplo, há mais de 10 anos que não o faz e aos 14 cónegos da Sé ninguém os pode obrigar a fazê-lo. Em geral são padres de fora ou amigos das famílias que acabam por as celebrar.
O CM tentou falar com o arcebispo de Évora, D. Maurílio Gouveia, , mas não conseguiu por ele se encontrar ausente.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia