Diocese de Fátima, prioridade à escola e à saúde
2001-01-10 23:20:00

Para 2001, a diocese de Leira-Fátima quer prestar mais atenção às questões da escola e da saúde. Uma prioridade pastoral apontada por D. Serafim Ferreira e Silva na mensagem que dirigiu aos seus diocesanos, para o novo milênio.

Também as crianças, os jovens e a família estarão no âmbito das preocupações pastorais daquela diocese. O Prelado, sublinhou ainda a sua rejeição a todas as formas de violência e o desejo de combater e denunciar todos os casos de injustiça. D. Serafim Ferreira e Silva, recordando que os políticos devem ser servidores da comunidade, deixou um pedido: "Todos queremos e pedimos que dirigentes e políticos não se deixem corromper ou embriagar pelo poder". Referindo-se a Fátima, o Bispo recordou o facto de este ter sido o ano daquele Santuário Mariano e justifica a sua afirmação mencionando alguns factos relacionados com aquele local - o ano em que o Papa pela terceira vez ali se deslocou; a beatificação de Francisco e Jacinta Marto; a revelação do terceiro segredo; a consagração do mundo diante da imagem da Capelinha das aparições, na Praça de São Pedro; e o livro da Irmã Lúcia. Porém, Fátima "continua", uma vez que se está a preparar o Congresso Internacional a ter lugar de 9 a 12 de Maio de 2001; a construção de novo e amplo espaço coberto e a publicação do terceiro volume da documentação crítica de Fátima. Na Pastoral de Fátima esta diocese terá também em conta o início do processo de beatificação daquele que foi o apóstolo de Fátima, Pe. Nunes Formigão.