PAPA ATÉ AO FIM
2002-10-17 10:27:27

João Paulo II declarou ontem, na audiência pública na Praça de São Pedro, que continuará “até ao fim” à frente da Igreja. Com esta afirmação, proferida no dia em que completou 24 anos de pontificado, o Papa, aos 82 anos, vem pôr fim a todas as especulações, mesmo as de sectores da própria Igreja que vem sugerindo uma resignação por motivos imperiosos de saúde.

João Paulo II pediu à Virgem que interceda por ele e que dê forças ao seu "corpo e ao espírito" para que "possa cumprir até ao fim a missão confiada por Cristo".

Esta especial devoção a Nossa Senhora foi, aliás, reforçada pelo Santo Padre na extensa Carta Apostólica, também ontem difundida, completamente dedicada ao Rosário da Virgem Maria. “O Rosário é a minha oração predilecta”, confessou, para revelar que foi esta oração mariana que o orientou no início do seu pontificado e agora, “no 25.º ano como Sucessor de Pedro”. E sublinhou: "Durante a minha recente viagem à Polónia pedi à Virgem que me desse forças físicas e de espírito para que possa cumprir até ao fim a missão que me foi encomendada pelo Ressuscitado. Em Tuas mãos ponho todos os frutos da minha vida e do meu ministério. A Ti confio a sorte da Igreja”.

Na sequência desta devoção a Maria e ao Rosário, João Paulo II, considerando que “todo o mistério de Jesus é luz”, instituiu uma “grande novidade” na oração do Terço, ao sábado, a que chamou de “Mistérios Luminosos”. Os Mistérios do Terço são meditados em função dos dias da semana: Gozosos à 2ª e 4ª feira; Dolorosos à 3ª e 6ª, e Gloriosos à 4ª e domingo.

Fonte CM