João Paulo II: 24 anos de Pontificado
2002-10-16 22:15:13

João Paulo II inaugurou nesta quarta-feira o 25º ano do seu Pontificado. A importância da data motivou o Cardeal Camillo Ruini a escrever uma carta a todos os fiéis da diocese de Roma. Nela, o Cardeal Vigário destaca a singularidade pastoral que distingue o Papa, bem como o exemplo inspirador que este representa para toda a Igreja Universal.

Foi no dia 16 de Outubro de 1978 que João Paulo II se tornava o Papa da Igreja Católica. Um Papa polaco a quebrar uma tradição de pontífices Italianos, um homem que levou para o Vaticano a lufada de ar fresco produzida pelo Concílio Vaticano II que determinava a abertura da Igreja ao mundo. Também ele elevava o seu pontificado a uma escala planetária, nestes 24 anos na cadeira de Pedro, João Paulo II viajou para fora de Itália por 98 vezes, visitando 129 países.

Numa carta à diocese de Roma, a diocese do Papa, mas também destinada a todos os fiéis da Igreja, o Cardeal Camillo Ruini oferece a chave de leitura da mensagem universal do magistério Petrino desenvolvido por João Paulo II. Para Camillo Ruini, este tem sido um pontificado radicado na Palavra de Deus e na Tradição da Igreja, capaz de concretizar, com alcance e criatividade, os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Um Papa de grande carisma próximo do coração dos fiéis. O Cardeal Ruini recorda na sua carta as muitas visitas de João Paulo II às paróquias romanas, um zelo apostólico que as muitas viagens pelo mundo nunca puseram em causa, uma experiência privilegiada de fé e de devoção popular.
Nesta sua missiva o Cardeal Vigário destaca a atitude do Papa, um homem em oração constante, um devoto da Virgem com a recitação do terço ou esses actos de lhe confiar o mundo inteiro, como recentemente aconteceu a 17 de Agosto num Santuário polaco nos arredores de Cracóvia. Destaque ainda para uma dívida de gratidão ao Santo Padre, o dia do atentado, acontecimento para o qual não existem palavras.

Na ocasião em que tornava pública esta carta, o Cardeal Ruini antecipou ainda que os próximos apontamentos diocesanos na Basílica de S. João de Latrão, a basílica do Papa, serão dedicados a alguns aspectos salientes do pontificado de João Paulo II. Em cada paróquia e em cada Igreja de Roma, no 25º ano do pontificado do Papa, o rosário será recitado diariamente pelas intenções de JPII. A oração, primeira obrigação e primeiro anúncio, é o próprio Papa a reconhecer ser ela a primeira condição do seu serviço na Igreja e no mundo.

Como curiosidade, a Sala de imprensa da Santa Sé divulgou alguns números que se destacam nestes 24 anos de pontificado. João Paulo II proclamou 1.297 beatos e 464 santos. As personalidades políticas que o visitaram no Vaticano ascendem a 1.430, destas 715 eram chefes de Estado. Encíclicas publicadas pelo Papa foram 13, e 93 exortações, constituições, cartas apostólicas e “motu proprio”. O Papa presidiu ainda a oito consistórios em que nomeou 201 cardeais. Segundo os cálculos, mais de 70% dos 4500 bispos do mundo inteiro foram nomeados por João Paulo II.