Família na ribalta cultural da sociedade
2002-10-12 12:06:02

Família na ribalta cultural da sociedade
Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa falou à comunicação social no Congresso da Família
“Trazer a família para a ribalta cultural da sociedade” é o fruto já adquirido do Congresso Nacional da Família, que decorre em Lisboa. Falando ao jornalistas, o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa valorizou o facto de nem sempre as concretizações corresponderem às conclusões de iniciativas como esta.

“Seria sinal de que os nossos desejos são poucos ambiciosos!”, exclamou o Cardeal D. José Policarpo.
Sobre os debates em curso, eles abrangem todas as dimensões da família, “porque a dimensão espiritual da família envolve tudo o que tem incidência real na família”; e a família “é das realidades humanas mais incarnadas” nas sociedades. Por isso, continuou o Patriarca de Lisboa, é dever da Igreja denunciar situações (sejam elas de âmbito fiscal, social ou político) que coloquem em causa a instituição familiar. Isso não quer dizer que dependa da Igreja ditar regras” políticas ou estipular “justiças fiscais”.

Para a Igreja Católica em Portugal, a realização deste Congresso, que quer celebrar os 20 anos da “Familiaris Consortio”, “foi uma opção” da Conferência Episcopal Portuguesa. Enquanto tal, responsabiliza a Igreja a uma “ousadia criativa de estratégias pastorais em relação à família cristã”. No entanto, não é apenas a família cristã a que está em debate. “Nenhuma pode ficar de fora” da atenção da Igreja, como nunca podem ser esquecidos os debates sociais em torno da família, nomeadamente os que dizem respeito ao planeamento familiar. Esses estão sempre nas preocupações dos diferentes responsáveis pela pastoral familiar, garantiu D. José Policarpo.

No diálogo com os jornalistas, o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinhou ainda o carácter específico do papel da Igreja Católica quando está em discussão o tipo de família e as diferentes estruturas familiares que as sociedades de hoje conhecem: “o papel da Igreja é propor um ideal”; “não o impomos a ninguém, mas desafiamos todos”, declarou.