paroquias.org
 

Notícias






Vaticano acusado de encobrir escândalos sexuais na Igreja
2002-10-11 21:15:33

Cinco mil casos de abusos sexuais envolvendo padres católicos em 20 países: esta a principal denúncia contida no relatório, de 40 páginas, apresentado ontem à ONU, em Genebra, por um grupo de católicos e vítimas de padres pedófilos, que se insurge contra alegados «encobrimentos» do Vaticano. Em causa está a eventual violação, por parte da Santa Sé, da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança.

O grupo considera que o Vaticano falhou, por negligência ou omissão, na missão de proteger as crianças de padres pedófilos, cujas actividades já seriam do conhecimento da hierarquia católica. A despeito disso, foram, ao longo dos anos, transferidos de paróquia em paróquia. Essa a mensagem que membros da organização norte-americana Catholics for a Free Choice, especialistas em Direito Canónico e vítimas de padres pedófilos transmitiram à Comissão dos Direitos da Criança.

O objectivo é levar a ONU, cuja «autoridade moral» continua a ser uma referência, a pressionar o Vaticano no sentido de apresentar um relatório global sobre o assunto. Caso tal não aconteça, o grupo defende que a Comissão dos Direitos da Criança deverá censurar a Santa Sé, como já foi feito pelo Comissão dos Direitos Humanos relativamente à China e a Cuba.

«Este relatório demonstra que os abusos sexuais na Igreja Católica não dizem apenas respeito aos EUA, traduzem uma crise global», disse Frances Kissling, presidente da organização Catholics for a Free Choice.

Entretanto, nos EUA, a arquidiocese de Boston, uma das mais atingidas pelos escândalos de pedofilia, deverá, a partir de 1 de Dezembro, pôr em prática um conjunto de medidas para evitar mais casos. Uma dessas medidas poderá passar, como foi sugerido por um grupo de católicos de Boston, pela criação de um ficheiro com os nomes de todos os padres afastados das suas paróquias com base em alegações credíveis de abusos sexuais. A esse relatório só teria acesso a arquidiocese. O cardeal de Boston, Bernard Law, disse que vai consultar especialistas em Direito Canónico para avaliar a possibilidade de esse ficheiro ser criado.

Já na Irlanda, o cardeal Desmond Connell pediu desculpa aos católicos pelo facto de a Igreja ter falhado na missão de os proteger contra os abusos sexuais praticados por padres. Esse pedido de desculpa, expresso em carta, foi divulgado durante todas as missas realizadas no domingo.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia