Ciclo-peregrinação a caminho de Fátima
2002-10-10 21:08:10

Os mais novos têm 12 anos e o mais idoso tem 72 anos. Ao todo "são 275 cicloperegrinos de todo o Algarve que durante 4 dias utilizam a bicicleta como meio de transporte para chegarem ao Santuário de Fátima" - disse à Agência ECCLESIA o Pe. Dinis Faísca, da paróquia de Alcantarilha, diocese do Algarve, que acompanha estes cicloperegrinos.

Como no ano passado a iniciativa teve "muito êxito", este ano "resolvemos repetir a caminhada: do Algarve até ao Santuário de Fátima para participarmos nas comemorações de 12 e 13 de Outubro" - referiu o mesmo sacerdote. Para concretizar esta Ciclo-peregrinação "tivemos muito trabalho de bastidores", convém recordar que para além dos cicloperegrinos "trazemos uma caravana com 35 carros de apoio".
Cada dia, estes peregrinos de bicicleta percorrem cerca de 100 quilómetros. Alguns "vêm com o espírito cristã", mas existem outros que "percorrem estes quilómetros todos pela novidade e pela paixão das bicicletas" - afirmou o Pe. Dinis Faísca. Como momentos religiosos, o sacerdote cicloperegrino disse que na partida, em Albufeira, "tivemos a oração de bênção" e nas noites dos restantes dias "rezamos o terço". Em relação ao futuro desta iniciativa, o pároco de Alcantarilha adiantou que "iremos interromper senão torna-se repetitivo".