paroquias.org
 

Notícias






Tomo XII da Lusitania Sacra
2002-10-09 19:25:24

"Protestantismo e Catolicismo em Portugal nos séculos XIX e XX" é o tema central do tomo XII da Revista "Lusitania Sacra", do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), apresentado no dia 4 de Outubro, nas instalações daquele estabelecimento de ensino.

O referido tomo aborda aspectos "da contemporaneidade portuguesa e é organizado, tematicamente, em torno de dois pólos: protestantismo e catolicismo" - refere a apresentação do livro. A problematização para que remete é "a da diversificação mental e religiosa verificada no país ao longo dos dois últimos séculos".
"Cultura e ideias do Liberalismo"; "Protestantismo em Portugal (sécs. XIX-XX): linhas de força da sua história e historiografia"; "A visão do Outro na Literatura antijesuítica em Portugal: de Pombal à Primeira República" e "Os meios católicos portugueses perante a guerra colonial: reconfigurações da questão religiosa" são alguns temas abordados neste volume da Lusitania Sacra.
Também neste mês e com a mesma responsabilidade científica, CEHR, será lançado o último volume da História Religiosa de Portugal, que é editado pelo Círculo de Leitores. "Religião e Secularização" é o tema central deste volume que é coordenado por D. Manuel Clemente e pelo Dr. António Matos Ferreira.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia