DIOCESE DE BRAGA CRIA REDE DE MUSEUS
2002-10-06 10:44:38

A Diocese de Braga pretende criar uma rede de museus e monumentos da cidade, que permitirá ao público visitar uma série de locais com apenas um único ingresso.

O arranque do projecto está marcado para 5 de Dezembro (dia de S. Geraldo, antigo arcebispo e padroeiro da cidade), com a reabertura dos museus Medina e Pio XII, instalados na ala frontal do Seminário de Santiago. E mais uma novidade: trata-se da abertura da torre medieval, antiga porta da cidade, que agora, nos seus cinco pisos, revela os principais passos da história de Braga, desde os tempos pré-romanos, logo à entrada, até aos nossos dias, no ponto mais alto da torre. A estes locais juntar-se-á mais tarde o não menos importante Tesouro da Sé Catedral.

Um dos principais ex-libris da cidade é a torre medieval, com cerca de 700 anos e localizada no ponto mais alto da antiga cidade romana. O local encontrava-se votado ao abandono, mas a arquidiocese apresentou uma candidatura aos fundos comunitários, para a recuperação da torre, com cerca de 40 metros de altura, integrando-a nos locais visitáveis pelo público. As obras decorreram ao longo de mais de 18 meses e custaram cerca de 650 mil euros.

Fonte CM