Papa explica como uma Santa do Século XIV é modelo para a mulher de hoje
2002-10-04 22:39:26

Em uma mensagem dirigida à abadessa geral da Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida, Madre Tekla Famiglietti, o Papa João Paulo II destacou a famosa santa sueca do Século XIV como modelo para a mulher contemporânea.

Na carta dirigida em comemoração ao sétimo centenário do nascimento da santa da Suécia, o Santo Padre manifestou sua gratidão às religiosas pelo "significativo trabalho apostólico à serviço da unidade dos cristãos, especialmente na Europa, seguindo as pegadas da santa sueca".

"Ao proclamar Santa Brígida co-padroeira da Europa –afirma o Pontífice na carta- quis oferecer aos fiéis do continente um singular modelo de ‘santidade feminina’. Seu exemplo pode ser um eficaz estímulo para as mulheres de hoje para que sejam protagonistas de uma sociedade onde seja plenamente respeitada sua dignidade; uma sociedade que saiba considerar o homem e a mulher protagonistas com os mesmos direitos do plano divino universal sobre a humanidade".

João Paulo II recorda que Santa Brígida "foi mestra ao acolher a Cruz como experiência central da fé; foi discípula exemplar da Igreja ao professar uma catolicidade plena, foi modelo de vida contemplativa e ativa e foi apóstolo incansável na busca da unidade entre os cristãos; também foi dotada de intuição profética ao ler a história no Evangelho e o Evangelho na história".

Após destacar a "dimensão mariana de sua consagração a Cristo", o Pontífice afirma na carta que a santa, "buscando imitar a Maria, esforçou-se por ser esposa, mãe, religiosa fiel: seguindo as pegadas da Virgem, tratava em todas as circunstâncias de cumprir plenamente a vontade de Deus".

O Santo Padre termina insistindo na paixão da santa pela unidade da Igreja: "Como mulher de unidade, propõe-se a nós como testemunha do ecumenismo". "A unidade da Igreja é uma graça do Espírito que deve ser constantemente implorada com a oração", concluiu.