paroquias.org
 

Notícias






Oração do Rosário Motiva Documento Papal
2002-10-03 22:25:14

A revelação foi feita ontem em Castelgandolfo João Paulo II sublinhou ontem a importância da recitação do terço como via privilegiada para se chegar à paz, afirmando que prepara um documento sobre a importância desta oração.

Num domingo em que a liturgia evocava a Senhora do Rosário e com o calendário a mostrar a proximidade do mês de Outubro, o Papa aproveitou a oração mariana do Ângelus, para se referir a uma outra, a do Rosário. Perante os peregrinos que o visitaram ontem em Castelgandolfo, João Paulo II exortou à oração do rosário, oração tão simples e tão profunda como fez questão de definir esta forma tão difundida de louvor à Mãe de Deus.
Para o Papa, o rosário é um percurso de contemplação do rosto de Cristo, através do olhos de Maria. É uma oração que se fundamenta no íntimo do próprio Evangelho e que está em sintonia plena com a inspiração do Concílio Vaticano II. “Desejo portanto sugerir a recitação do rosário a quem vive só, às famílias, às comunidades cristãs. Para dar força a este convite estou a preparar um documento que ajuda a redescobrir a beleza e a profundidade desta oração”.

Ao falar da oração do terço o Papa recordou a grande causa da paz. Segundo o Pontífice estamos diante de uma situação internacional grave e repleta de tensões. O Papa recordou a situação na Terra Santa onde, apesar de necessárias e importantes, pouco valem as tentativas da política. Quem poderá então infundir no homem sentimentos de paz senão Cristo? Conclui o Papa para afirmar em seguida que, mais do nunca, se torna urgente que chegue a Deus, de todas as partes do mundo, a invocação da paz.

“Precisamente nesta perspectiva, o rosário manifesta-se como a oração particularmente indicada. Ele constrói a paz, até porque, enquanto apela à graça de Deus, depõe em quem o recita o germe do bem, do qual se podem esperar frutos de justiça e de solidariedade na vida pessoal e comunitária.

O Papa exorta assim os crentes a fazerem sua a oração do terço, adoptando-a no quotidiano das suas vidas, levando-a para o seio da família e da comunidade cristã.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia