O Património Religioso no Alqueva
2002-10-05 10:24:17

Este prémio "significa o desejo de continuar o trabalho de divulgação dos tesouros artísticos da Igreja" disse José António Falcão, director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, a propósito do prémio professor Reynaldo dos Santos recebido pela exposição "Entre o Céu e a terra - Arte Sacra da diocese de Beja", no passado dia 28 de Setembro, naquela cidade.

Com o intuito de concretizar o desejo expresso à Agência ECCLESIA, no próximo ano o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja irá realizar duas exposições: uma na capital de Itália, Roma, e outra em Moura, diocese de Beja. "As formas do Espírito" será o tema da exposição na capital italiana enquanto a Igreja de S. Pedro, em Moura, receberá o espólio artístico do baixo Alentejo. Segundo as palavras de José António Falcão, "o património religioso ficou esquecido no projecto do Alqueva (que integra a localidade de Moura)". Estavam previstas intervenções "nas igrejas e não se fizeram. Tenho pena porque esta região irá receber muitos visitantes mas o património religioso está degradado" - lamentou o director do departamento.
Nas Jornadas Europeias do Património, realizadas naquela cidade do Baixo Alentejo, onde esteve também incluída a cerimónia do referido prémio, o restauro da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres foi o exemplo escolhido para mostrar "como se faz bem o restauro do Património" - salientou o arquitecto Ricardo Pereira, do departamento. E adianta: "não mostramos uma igreja limpa e arrumada, mas mostramos uma igreja cheia de andaimes e com técnicos a trabalhar".

Para além destes aspectos práticos, José António Falcão referiu ainda que "a diocese de Beja irá continuar a colaborar com o Ministério da Cultura e com as autarquias, no sentido de recuperar cada vez mais os monumentos em risco". Um trabalho pastoral que se presta à diocese mas "é necessário reforçar o papel do voluntariado na defesa do Património da Igreja" - finalizou.