XXI Congresso da Associação de Arquivista Eclesiásticos
2002-09-30 22:09:25

Decorreu em Trento, de 16 a 20 de Setembro de 2002, o XXI Congresso da Associazione Archivistica Ecclesiastica (AAE) subordinado ao tema da formação do arquivista eclesiástico para a memória eclesial do território. O programa incluiu ainda uma conferência europeia promovida pela AAE sobre a situação dos arquivos da Igreja Católica em diversos países da Europa. O evento contou com a presença de Mons. Francesco Marchisano, presidente da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja.

No Congresso, além do problema da formação, foi abordado o tema dos arquivos eclesiásticos como pólos culturais e o recurso às novas tecnologias para a sua valorização. Na conferência europeia, procurou-se fazer o ponto de situação relativamente aos regulamentos de arquivos eclesiásticos, à gestão do património arquivístico, aos sistemas e redes existentes e às relações da Igreja com o Estado e as entidades locais na Áustria, Croácia, Espanha, Hungria, Inglaterra e Irlanda, Malta, Polónia e Portugal.

Embora não existindo em Portugal uma Associação de Arquivistas eclesiásticos, foi endereçado à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) um convite a fazer-se representar. O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, organismo dependente da CEP, propôs o Dr. Pedro Penteado, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, e o Pe. João Pires Coelho, arquivista da Diocese de Portalegre. O primeiro apresentou uma comunicação sobre a formação dos arquivistas que trabalham com a documentação eclesiástica, no nosso país, e uma outra, na conferência europeia, sobre a situação e os desafios que se colocam ao nível das política de gestão de arquivos da Igreja em Portugal. No congresso, foi também distribuído o texto da comunicação preparada pelo Pe. João Pires Coelho sobre a importância da formação para a organização do arquivo diocesano de Portalegre-Castelo Branco, com base na sua experiência pessoal.
Durante o evento, a Associação Arquivística Eclesiástica (Itália) aprovou ainda, entre outras, a criação de uma comissão de trabalho para estudar a aplicação de normas de descrição nos arquivos eclesiásticos e para a integração nos sistemas informativos dos bens culturais, proposta apresentada pelo representante português Dr. Pedro Penteado.

O balanço global do Congresso e da participação portuguesa foi positivo e a comparação com a situação existente em outros países permitiu concluir que a Igreja, no nosso país, necessita de reforçar a atenção que concede aos seus arquivos, de modo a que se possam transformar em preciosos meios de gestão de informação e instrumentos ao serviço da sua missão pastoral e cultural.

Pe. Nuno Aurélio