paroquias.org
 

Notícias






Dia Mundial do Turismo
2002-09-30 22:04:15

Associando-se mais uma vez ao XXIII Dia Mundial do Turismo, o Papa João Paulo II intitula a sua mensagem: “Ecoturismo, chave do desenvolvimento sustentável”.
“Dirijo-me especialmente aos cristãos, para que façam do turismo também uma ocasião de contemplação e encontro com Deus e sejamos assim fortalecidos no serviço à justiça e à paz”.


As motivações culturais, de que são componentes as razões da transformação do mundo, deveriam presidir muito mais à organização de viagens e à mobilidade das pessoas por ocasião dos seus tempos livres, ao contrário de interesses meramente lucrativos e da ostentação de mau gosto.
Favorecer formas de turismo mais respeitadoras do ambiente, mais moderadas no uso dos recursos naturais e mais solidárias para com as culturas locais supõe que o ambiente é a casa universal, e os bens naturais, pertença de todos. Esta dimensão ética é um factor indiferente ou distraído para quem vai construindo as suas deslocações geográficas como um modelo de evasão. Pensar, buscar valores e exercer a solidariedade não é uniforme para férias, fins de semana ou pontes mais compridas...
O denominado do turismo religioso deverá ter em apreço aquelas exigências e práticas. Não se pode restringir à visão de santuários e das várias expressões de explícita religiosidade ou à deslocação a lugares emblemáticos de peregrinação.
A atenção e o respeito pela natureza, conforme avisa o Papa João Paulo II, deverão favorecer sentimentos de solidariedade para com os homens e mulheres, cujo ambiente humano é constantemente agredido pela exploração, pela pobreza, pela fome ou pela falta de educação e de saúde.
O turismo já não é só uma distracção ou um privilégio.
É uma exigência de humanidade e de lucidez a propor mudanças de mentalidade e de organizações.

27 de Setembro de 2002

Januário Torgal Mendes Ferreira
Presidente da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia