Atirar arroz aos noivos tem os dias contados
2002-09-30 21:55:31

Atirar arroz aos noivos após o casamento pode ter os dias contados nas igrejas espanholas se colher o exemplo de um padre que impõe cauções aos noivos para evitar que familiares e amigos sujem o templo com esse costume.

O protagonista desta polémica iniciativa é Jaime de la Fuente, pároco da igreja de Santiago del Real, em Medina del Campo, uma pequena localidade no centro da Espanha.

O padre assegura que não oficiará nenhuma missa se os noivos não pagarem previamente uma fiança de 100 euros. Com este pagamento, o sacerdote trata de assegurar que os familiares e amigos dos noivos não atirarão arroz depois da cerimónia. Se esta premissa for cumprida, o pároco devolve o dinheiro.

De la Fuente, que já leva 29 anos como pároco desta pequena igreja castelhana, confessou estar cansado de ter de limpar o templo depois de cada casamento, uma tarefa que, segundo afirma, lhe toma "um bom tempo".

Visivelmente consternado, o padre assegurou recentemente a uma emissora de rádio espanhola que chegou a recolher num só dia cerca de 30 quilogramas de arroz, facto que o levou a tomar esta decisão.

O padre considera também que lançar arroz aos noivos na porta da igreja é "um acto pagão", que nada tem que ver com o sacramento que significa uma união matrimonial, "tão transcendental para o crente" católico.

Para além de não ocultar a sua recusa ao costume de lançar arroz, sublinha que, "contrariamente ao que se pensa, não é nenhuma tradição", mas um "rito que vem dos anos 70 e é uma cópia dos filmes norte-americanos".

O padre insiste que a imposição da fiança não pretende molestar ninguém, mas tentar "educar" as pessoas para que reconheçam o matrimónio "como um sacramento", sem mais adornos.

O sacerdote considera também que se os noivos não são crentes, podem casar-se pelo civil numa conservatória e receber todo o arroz que quiserem dos seus convidados.