paroquias.org
 

Notícias






O Que Se Ensina em Educação Moral e Religiosa?
2002-09-26 21:36:30

A Educação Moral e Religiosa (EMR), seja Católica ou Evangélica, não é uma aula de catequese, começam por afirmar as responsáveis do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e da Comissão para a Acção Educativa Evangélica nas Escolas Públicas (Comacep). Existem programas e manuais reconhecidos pelo Ministério da Educação. E os professores fazem acções de formação pagas pela tutela.

A EMR Evangélica é "educação para a cidadania do ponto de vista cristão", diz Isabel Pinheiro, da Comacep. No entanto, o programa evangélico está muito virado para a tomada de consciência da existência de Deus, para o saber identificar a Bíblia "como expressão do pensamento e da vontade de Deus" e para conhecer os "aspectos fundamentais da figura de Jesus Cristo".

Já o programa de EMR Católica está mais orientado para os valores. Os temas debatidos na sala de aula debruçam-se sobre cinco aspectos: pessoa, comunidade, mensagem cristã, valores humano-cristãos, natureza e ecologia. Em 45 minutos semanais, espera-se que os alunos sejam capazes de gostar de si; assumir a sexualidade na construção de um projecto de realização humana; conhecer o mundo e pensar criticamente; respeitar e valorizar os outros na sua diversidade e, por fim, entender a proposta da mensagem cristã. "A disciplina é um contributo para a formação da pessoa como um todo", define Cândida Madureira, do SNEC. Por isso deve ser assumida com a mesma importância que qualquer outra das áreas disciplinares, acrescenta.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia