Igreja-caravela no Restelo
2002-09-25 14:35:11

Numa das mais prósperas e aprazíveis zonas habitacionais de Lisboa _ o Restelo _ existe uma igreja católica a funcionar num prefabricado. Mas por «pouco tempo», acredita o padre António Colimão. Só falta a aprovação dos projectos de arquitectura e engenharia pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) para se dar início às obras de construção de um novo templo.

Projecto inovador em forma de caravela, com a assinatura do arquitecto José Troufa Real, a nova igreja será um sonho «tornado realidade», já com 42 anos. É dedicada a S. Francisco Xavier, o grande «Apóstolo do Oriente», que há mais de 500 anos do Restelo rumou à Índia, onde foi um dos maiores arautos da evangelização portuguesa.

Em 1990, quando «me foi atribuída a paróquia de Francisco Xavier, o patriarca D. António Ribeiro incumbiu-me da tarefa de aqui construir uma nova igreja», diz ao DN António Colimão.

Goês por formação e nascimento, António Colimão delineou um projecto que cruzasse os Descobrimentos Portugueses com o Oriente _ o missionário Franscisco Xavier viveu durante dez anos na Índia, Japão e outros países orientais. Para além da caravela, elemento alusivo ao oceano, as cores dos diferentes edifícios que integram o complexo religioso relacionam-se «com o imaginário dos Descobrimentos e valores simbólicos da nação indiana», diz ao DN.

A edificar num terreno cedido a preço simbólico pela CML no tempo de Cruz Abecasis, mais tarde objecto de permuta por outro de maiores dimensões _ 3310 metros quadrados _, a Igreja de S. Francisco Xavier será constituída por seis blocos: campanário e baptistério; igreja (espaço de culto); serviços paroquiais e residência do pároco; formação; salão de conferências; e centro social. O baptistério ficará situado na base da torre sineira, a qual, com uma altura de cem metros, terá no topo um miradouro servido por um elevador panorâmico. «Gostaria que em 2004 a igreja já estivesse construída. O miradouro com vista sobre toda a cidade de Lisboa constituirá um bom cartaz turístico», confessa ao DN António Colimão.

A Igreja, atenta aos problemas quotidianos, tem «um papel insubstituível na sociedade portuguesa». A CML reconheceu-o ao oferecer 234 mil euros para o projecto. A primeira prestação já foi paga, a segunda, no valor de cerca de 87 mil euros, será liquidada aquando da «entrega da totalidade dos projectos de arquitectura e especialidades para o respectivo licenciamento», conforme consta do protocolo assinado com a CML. Uma ajuda para um orçamento de 4,5 milhões de euros a suportar, diz António Colimão, «pela comunidade, devotos de S. Francisco Xavier do País e estrangeiro», a que se aliarão, espera, outras «generosidades, incluindo o Governo».

Enquanto espera pela concretização do sonho de ver erigida no alto do Restelo a sua igreja-caravela, António Colimão vai enchendo, noite adentro, o exíguo escritório do prefabricado com sons da música clássica indiana que vai compondo, tal como aprendeu quando jovem nos Himalaias. São pausas de calma e meditação roubadas ao sono, que o seu dia-a-dia é duro: três paróquias, duas prisões, principalmente estas.

Por companhia, Nossa Senhora da Aparecida, a Virgem Negra, e a Última Ceia, na perspectiva do pintor goês Ângelo Fonseca. Símbolos de um entrelaçar de culturas unidas pela mesma fé.

Fonte DN