ALVARES GANHA MUSEU
2002-09-25 14:33:45

A população de Alvares, concelho de Góis, viveu ontem mais um dia de festa com a inauguração do Museu Paroquial de Arte Sacra, onde está reunido um importante espólio cultural e é possível percorrer as memórias de uma freguesia, que apesar de ter pouco mais de 1.200 habitantes, já possui dois núcleos museológicos.

As 163 peças em exposição foram doadas pelos populares ou recolhidas nas 21 capelas da freguesia, o que levou D. Albino Cleto, bispo de Coimbra, a enaltecer a convergência de objectivos alcançada pelos promotores da iniciativa.

Segundo o prelado, que presidiu à cerimónia, o novo espaço reúne "algumas peças muito valiosas e outras que são objectos de culto não utilizados mas que representam as memórias" do povo.
Dado que uma parte significativa dos artigos remonta aos séculos XV e XVI, D. Albino Cleto salientou o facto de muitas zonas do interior do País continuarem a preservar o património, transformando-se, por vezes, "num relicário" de inestimável valor para a nossa história.

O núcleo museológico foi criado numa sala anexa à Igreja Matriz de Alvares e permite ao visitante o contactocom inúmeros objectos de arte sacra ou outros que marcaram a vida na paróquia ao longo dos tempos. Só para exemplificar, destaca-7-se um Missal de 1684, um Livro de Doutrina em Latim, datado de 1666, a imagem em madeira de Nossa Senhora com o menino ao colo (classificada pelo IPPAR) ou a imagem em pedra do padroeiro da freguesia, S. Mateus, que se presume ser do século XV.

A ideia da criação do museu partiu do padre Ramiro Moreira, que trabalha há 20 anos na paróquia, e foi posta em prática por um grupo de moradores voluntários, mobilizados pela Comissão de Melhoramentos de Alvares.

De acordo com Telmo Fonseca, presidente da comissão, o objectivo no futuro é adquirir peças antigas para restaurar e enriquecer o espólio do núcleo museológico que é o segundo a ser inaugurado este ano na freguesia. Para divulgar estes espaços e atrair mais visitantes a Alvares, Telmo Fonseca pretende elaborar um roteiro, a distribuir em diversos pontos turísticos.

Fonte CM