paroquias.org
 

Notícias






Mancebos escapuliram-se do sacrifício da subida ao Crasto
2000-08-16 21:35:32

Tradição da jornada religiosa e de convívio de emigrantes cumpriu-se na Festa do Senhor dos Milagres e de Nossa Senhora do Crasto


Em Deocriste, Viana do Castelo, cumpriu-se, ontem, a tradição da jornada religiosa e de convívio de emigrantes da margem esquerda do rio, na Festa do Senhor dos Milagres e de Nossa Senhora do Crasto.
Porém, ao contrário do que era tradição, os mancebos recém-apurados para o serviço militar não levaram os andores e estandartes religiosos, escalando a íngreme e irregular calçada à portuguesa, ao longo de cerca de três quilómetros, num percurso que ensopa de suor as camisas de devotos e cumpridores de promessas.
O sacrifício foi, antes, cumprido, ao toque de caixa do grupo de escuteiros, pelos 16 mordomos da festa, entre os quais 12 moças, de idades compreendidas entre os 18 e 22 anos, com o vigor e resistência das avós, que levavam cestos carregados para feiras e romarias.
"Dantes, levavavam sempre o andor de S. Sebastião os que ficavam apurados para a tropa. Este ano, o sacrifício calhou à mordomia", explicou o mordomo Carlos Costa.

Fome e fartura
Ainda não terminara a missa campal e já as dezenas de mesas de granito sob acolhedor arvoredo estavam marcadas com toalhas para o convívio gastronómico.
"A subida ao Crasto em procissão começou por realizar-se, há mais de um século, para cumprimento de promessa contra a cólera e febre amarela e nunca mais foi interrompida. S. Sebastião integrou sempre o cortejo religioso porque é patrono contra a fome, peste e guerra. Noutros tempos, isto ficava coalhado de gente vinda de distantes freguesias. Agora, há quem troque a festa e o convívio pela praia", recordou Baldemiro Leal.
Pelo que se viu, os tempos são de fartura, conclusão a que chegou facilmente quem olhou de relance para as vitualhas expostas sobre toalhas brancas.

Casa da confraria
A casa da confraria foi adaptada a restaurante, gerido por familiares de três gerações, funcionando aos almoços do fim-de-semana (nos restantes dias, só por marcação, e, aos jantares, por encomenda, geralmente grupos). A gerência faz questão de destacar que até a broa é caseira, oferecendo como especialidades bacalhau e cabrito.
No restaurante ou na mesa de pedra, depois da escalada ao castro, e em lugar tão aprazível, não haverá fastio que não peça folga.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia