Evangelização exige promoção humana
2002-09-22 12:33:36

Foram 500 os participantes nas Jornadas Missionárias Nacionais, em Fátima, no primeiro fim-de-semana do mês corrente, para debate da «Missão ad gentes e globalização», numa iniciativa das Obras Missionárias Pontifícias.

A participação de uma centena e meia de jovens desperta a esperança de um renovado empenhamento na missão evangelizadora da Igreja, dentro e fora de portas.
Todos se congratularam com factos novos nos rumos da evangelização em Portugal e de portugueses no estrangeiro, com destaque para o número crescente de leigos que partem em missão.

Globalização
Foi dito que a globalização, omnipresente em todas as manifestações da vida das pessoas e das sociedades, tem efeitos «construtivos e perversos», pois tanto pode «gerar comunhão e solidariedade» como «exclusão e marginalização».
O que importa é que a missão evangelizadora se converta em «contributo cristão para que a globalização traga efeitos benéficos».
Nesse contexto, os participantes chegaram às conclusões seguintes: «promover a consciência e responsabilidade missionária das comunidades; realizar uma evangelização que passa pelo testemunho, anúncio, celebração, denúncia e promoção humana integral; optar por um estilo de vida mais simples e evangélico em que a economia da comunhão vença a preocupação desmedida do lucro; ajudar a formar e a informar as pessoas em ordem a uma leitura crítica da realidade que descubra as causas da exclusão; propor, sobretudo aos jovens, a entrega das suas vidas na missão «ad gentes»; fazer-se ao largo na Net e nas Imprensa missionária; e continuar com o programa de geminação de paróquias».
As Jornadas serviram também de estímulo para a vivência, em Portugal, do mês missionário, Outubro próximo, durante o qual, no dia 20, se celebrará o 76º Dia Mundial das Missões.
Para o Outubro Missionário, a Comissão Episcopal das Missões, agora presidida por D. Manuel Neto Quintas, bispo auxiliardo Algarve, os Institutos Missionários «Ad Gentes» e as Obras Missionárias Pontifícias elaboraram um itinerário de vida e missão para as comunidades cristãs portuguesas - «Todos os povos são o meu povo». É um bom instrumento para reflexão sobre a evangelização, prioridade das prioridades da Igreja, útil também para animação de encontros e celebrações durante o próximo mês.

Sem medo
João Paulo II, na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, diz que «a missão evangelizadora da Igreja é sobretudo anúncio do amor, da misericórdia e do perdão de Deus».
O Papa renova o apelo à evangelização com um convite a todos os cristãos:«Nunca nos devemos envergonhar do Evangelho e nunca devemos ter medo de nos proclamarmos cristãos, silenciando a própria fé. Ao contrário, é necessário continuar a falar, alargar os es
paços do anúncio da salvação, porque Jesus prometeu permanecer sempre e de qualquer forma presente entre os seus discípulos».
D. Manuel Neto Quintas lembra que a Igreja é por sua natureza missionária, o que «não exclui a existência de uma específica missão ad gentes», com o envio de missionários para fora do país. Portugal já foi muito rico na missionação, agora mais arrefecida, mas ainda com testemunhos notáveis de dedicação.

Fonte JN