paroquias.org
 

Notícias






Patriarca de Lisboa inaugurou parque
2002-09-22 10:49:21

Com a inauguração oficial do parque de estacionamento do Alto do Parque Eduardo VII, Lisboa passa a dispor de mais 474 lugares para parqueamento automóvel. O corte da fita realizou-se ontem, na presença do presidente da Câmara Municipal e do cardeal patriarca, D. Policarpo. "Este parque era uma dor de alma pois estava fechado há sete meses", disse Pedro Santana Lopes.

A cerimónia, que decorreu sem grandes alaridos, surge na sequência da luz verde accionada durante última reunião do executivo camarário. A proposta para concessão provisória de licença de utilização do novo equipamento, cuja construção ficou concluída em Dezembro do ano passado, foi aprovada por unanimidade.
O parque, propriedade do Patriarcado de Lisboa, que representou um investimento de cerca de seis milhões de euros, tem como empresa responsável pela construção, gestão e administração a Companhia de Parques de Estacionamento (CPE), com sede no Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça do Município.
Pela concessão do local (21 anos renováveis por períodos de cinco anos) a CPE paga ao Patriarcado um valor anual. Os acessos situam-se na Rua Marquês da Fronteira e Alameda Cardeal Cerejeira e a taxa de utilização é de 50 cêntimos pela primeira hora, mais um euro por cada hora seguinte. A assinatura mensal é de 125 euros (das 7 às 22 horas) e de 50 euros (das 18 às 8 horas).

O facto de a licença ser provisória tem a ver com a indefinição quanto à localização da basílica que estava inicialmente prevista para o local. Um facto que D. Policarpo fez questão de sublinhar durante a inauguração do estacionamento: "Não prescindimos da edificação do templo e estamos a estudar alternativas em termos de localização, numa zona nova da cidade".
De acordo com o cardeal patriarca, o programa está quase pronto, pelo que logo que seja encontrado um espaço para a edificação da basílica será aberto um concurso de arquitectura. "Queremos uma peça que marque a época e que funcione também como igreja paroquial".
Recorde-se que foi no âmbito de um protocolo de 1981 que a autarquia acordou com o Patriarcado na construção de uma catedral no Alto do Parque Eduardo VII. O tempo passou, a filosofia camarária mudou e novas negociações começaram a ser feitas no sentido de erguer-se o edifício noutro local, ficando o terreno destinado à construção de um parque de estacionamento.
As receitas do equipamento destinam-se à edificação da nova catedral. O empreendimento obriga a disponibilizar um terreno "com cerca de dois hectares", frisou Santana Lopes.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia