paroquias.org
 

Notícias






Deus não autoriza a lei da vingança
2002-09-17 21:05:39

“O Iraque, como a Terra Santa, não devem mais fazer valer a lei da vingança”. As palavras são do Patriarca Latino de Jerusalém, numa celebração que contou com a presença dos enviados da Cáritas Internacional.

De acordo com a Agência MISNA, D. Michel Sabbah salientou que “vivemos num tempo de guerra, um período da história que será recordado por gerações pela vontade de se empreenderem conflitos, pela determinação das potências de imporem o próprio poder sobre os mais débeis”.
Perante este quadro mundial, o chefe da Igreja Católica na Terra Santa referiu constatar que, “neste tempo, Deus é recordado, por todas as partes em causa, como um Deus da guerra, que promove a vingança e a submissão dos outros”. Por isso, frisou, “o pecado que se vive na Terra Santa é o mesmo no Iraque, Afeganistão e noutros locais”.
O pecado é “utilizar o nome de Deus, para se sentir autorizado a matar inocentes e a submeter outras pessoas às ambições e interesses dos fortes e dos potentes”.

Reconhecendo que a lei da vingança é a seguida pelos poderosos, D. Michel Sabbah frisou que, “no entanto, essa não pode ser a regra dos seres humanos chamados a estabelecer um mundo novo”. Recordando o livro bíblico do Eclesiastes e dirigindo-se aos governantes do mundo, o Patriarca Latino de Jerusalém afirmou: “Recordem-se dos mandamentos”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia