Nova igreja do Santuário de Fátima já tem projecto aprovado
2002-09-17 20:50:56

A Câmara Municipal de Ourém aprovou, no final do mês de Agosto, o projecto da nova igreja do Santuário de Fátima que será dedicada à Santíssima Trindade.

Esta igreja terá capacidade para 9.000 pessoas sentadas, com a possibilidade de o espaço ser adaptado para somente 3.000, conforme as assembleias.
O novo templo terá forma circular e localizar-se-à na Cruz Alta, actual Praça Pio XII.
O executivo camarário colocou, contudo, algumas condições para se dar início à construção, segundo se pode ler na acta da reunião da Câmara, no site oficial da edilidade.

Algumas das condições de interesse mais relevante são a disponibilização gratuita, por parte do Santuário dos terrenos necessários e de sua propriedade para construção das vias necessárias e que venham a resultar do Plano de Pormenor a efectuar e dos projectos em execução; e a construção de parques de estacionamento laterais ao Centro Pastoral Paulo VI ficando os mesmos de sua propriedade.

A edificação da nova igreja implica, ainda, a requalificação da Avenida. D. José Alves Correia da Silva, pelo que o Santuário terá de proceder a todos os trabalhos necessários para a compatibilização do projecto da igreja da Santíssima Trindade com o projecto a levar a efeito em parceria com a Câmara Municipal.

Os custos de desnivelamento da referida avenida, necessários à execução do projecto da igreja da santíssima trindade, serão suportados pelo Santuário, nos termos do protocolo assinado com a câmara, podendo esse valor vir a ser aplicado de outra forma que possa vir a resultar das negociações em curso entre a Câmara Municipal de Ourém e o Instituto das Estradas de Portugal.