paroquias.org
 

Notícias






Mulher Mais Idosa de Portugal Venera Fátima e Detesta Salazar
2002-09-16 15:16:42

Uma das mulheres mais idosas de Portugal agradeceu ontem a Nossa Senhora de Fátima, considerando que os seus 109 anos são resultado da devoção que tem por ela. Da devoção e da vida saudável, afastada do vinho, do café e da carne, que a fez atravessar três séculos.

Na terça-feira passada fez 109 anos e domingo à tarde comemorou o aniversário, garantindo que quer estar presente na festa do próximo ano, apesar de algum cansaço que já manifesta em pequenas conversas.

Nas recordações que guarda, Maria de Jesus tem uma atenção especial para Salazar, que "fez tudo para prejudicar as pessoas" e tentou "destruir toda a gente". O ódio ao antigo ditador é tão vincado que quase todas as memórias parecem colidir com esse sentimento. "Vivíamos na pobreza e tínhamos de comer ervas. Tudo por culpa dele", acusou.

Mãe de cinco filhos, dois deles já falecidos, Maria de Jesus aguarda agora por trinetos para "poder brincar com crianças outra vez".

Apesar da idade, Maria de Jesus toma apenas meio comprimido para a tensão e um medicamento para ajudar a digestão, que já se torna difícil.

Nascida há 109 anos no Olival, Ourém, Santarém, vive agora em Madalena, Tomar, com a filha Maria Madalena, depois de o marido ter morrido quando tinha 57 anos, ou seja, em 1950.

Para Maria Madalena, de 78 anos, a mãe permanece lúcida e com uma personalidade bastante vincada: "Em casa trata-me como um garoto e é um bocado rabujenta".

Contudo, segundo a filha, que a acolhe desde os 90 anos, Maria de Jesus não têm consciência da idade que tem. "No outro dia disse-me que quando fosse mais velha para a levar para um lar como acontece com os outros velhos". A filha salientou que, para a família, a possibilidade de a levar para um lar "está fora de hipótese".

Um almoço-festa da celebração do aniversário, participado por 35 familiares, decorreu ontem numa quinta rústica no concelho de Vila Nova da Barquinha, também distrito de Santarém.

Maria de Jesus poderá ser a pessoa mais velha de Portugal, segundo os familiares, já que existiam duas mulheres mais idosas, mas que já terão falecido.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 1991 existiam 14 pessoas em Portugal com mais de cem anos (11 mulheres).

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia