paroquias.org
 

Notícias






Papa Pede Fim das Injustiças Que Alimentam o Terrorismo
2002-09-10 18:50:09

O Papa João Paulo II defendeu, perante a nova embaixadora britânica junto do Vaticano, que os ataques de 11 de Setembro de 2001 foram "um verdadeiro crime contra a humanidade", mas que o terrorismo se tem alimentado das injustiças do mundo.

"Como parte essencial da sua luta contra todas as formas de terrorismo, a comunidade internacional é chamada a assumir novas e criativas iniciativas políticas, diplomáticas e económicas com o objectivo de acabar com as escandalosas situações de grave injustiça, opressão e marginalização, que continua a oprimir numerosos membros da família humana", afirmou João Paulo II.

O discurso foi pronunciado perante a embaixadora Kathryn Colvin, o que torna mais significativas as palavras do Papa, pronunciadas nas vésperas do primeiro aniversário dos atentados de 11 de Setembro. A história, acrescentou, "mostra que o recrutamento de terroristas é mais fácil em áreas onde os direitos humanos são ignorados e onde a injustiça faz parte da vida quotidiana". E se as injustiças não podem "nunca" justificar a violência, também não se devem ignorar "as causas profundas" do terrorismo.

João Paulo II está convencido de que o terrorismo é uma "grande e imediata" ameaça à paz mundial. Falando sábado passado, em Castelgandolfo, o Papa acrescentou que os atentados de há um ano em Nova Iorque e em Washington obrigaram também a comunidade internacional a reconhecer a necessidade de combater o terrorismo internacional, "bem financiado e altamente organizado".

Amanhã, data do aniversário dos atentados, o Papa, que já afirmou que a guerra em nome de Deus é um absurdo, terá a sua audiência semanal com os peregrinos que acorrem para o ouvir.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia