paroquias.org
 

Notícias






POPULAÇÃO CONTRA PADRE DE VIANA
2002-09-10 18:42:48

A população da freguesia de Monserrate, em pleno centro da cidade de Viana do Castelo, está revoltada com o pároco local, que acusam de querer acabar com os 4 anos de ensino básico que há mais de 60 anos são leccionados no Colégio Jesus Maria e José.

Ao terem conhecimento da extinção do 1º ano do ensino básico, determinada pelo pároco, que exerce funções de director da escola, alegadamente por falta de alunos, e do consequente despedimento de uma das duas professoras, algumas dezenas de pais resolveram manifestar-se ontem à tarde contra as decisões tomadas.
Em declarações ao CM, Ana Lídea Nóbrega, presidente da Comissão Instaladora da Associação de Pais, disse que havia uma turma de 20 alunos para frequentar o 1º ano e que o director é que não os quis aceitar. Aliás, assegura Ana Nóbrega, por os pais contarem com a criação da referida turma, há crianças que ainda não têm colocação em qualquer escola.

Ao que tudo indica, o pároco, Armando Rodrigues, pretende colocar na parte do edifício onde funciona a escola, um centro de dia, um museu e um lar para a terceira idade.

Os pais é que não concordam com as intenções do sacerdote e prometem lutar pela continuidade desta escola.

Nesta altura, o Colégio Jesus Maria e José alberga cerca de 50 crianças, mais de metade do pré-primário e cerca de 20 distribuídos pelos 2º, 3º e 4º anos de escolaridade, para os quais existe apenas uma professora.

Apesar das várias tentativas, não nos foi possível chegar à fala com o padre Armando Rodrigues, pároco e director do colégio. O caso já foi comunicado ao Ministério da Educação e à Direcção Regional de Educação do Norte.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia