paroquias.org
 

Notícias






"Muita coisa" não deixa os padres rezar
2002-09-08 11:44:51

É “um risco e também uma consciência: os padres não conseguem encontrar tempo para rezar”. Como noutros contextos sociais, a oração também está em crise no clero. Isso mesmo começou por se constatar na primeira conferência do IV Simpósio do Clero, que terminou hoje em Fátima. “Sabemos muitíssimo bem que, diante de tantas solicitações, nem sempre há tempo para parar e fazer silêncio”, confessou D. Jorge Ortiga, membro da Comissão Episcopal do Clero Seminário e Vocações, que promoveu este Simpósio.

Mas porque é na oração que o padre realiza grande parte da sua missão pastoral, o IV Simpósio quis ensinar a rezar mais. Dele não saíram “propositadamente” – diz D. Jorge Ortiga – conclusões. Essas, continua, estão confiadas a cada um dos padres participantes: no seu ministério e no clero com quem trabalham, serão chamados a colocar em prática o que aprenderam em 5 dias de Simpósio, nomeadamente os ensinamentos deixados por uma religiosa de clausura que, diante de 10% do clero de Portugal (foram 380 os padres participantes neste Simpósio) disse como fazer silêncio e ensinou a rezar.

Às comunidades onde estão inseridos “a fazer muita coisa”, D. Jorge deixa um pedido: “necessitamos de educar as nossas comunidades para que não vejam no padre um faz tudo e com dever e obrigação de fazer o que eles pretendem em todas as horas, mas reconhecer que o padre necessita de tempo para ele, para preparação intelectual e espiritual e, como cristão, para orar”, concluiu.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia