"E-Esmolas" pela Internet
2002-09-08 11:35:14

"E-Esmolas" pela Internet, um bem ou um mal? É uma nova realidade que está a entrar nos EUA e que abriu um debate na Igreja sobre os riscos e sobre a oportunidade ou menos de "adaptar-se aos novos tempos e mentalidades ou continuar agarrados às formas mais tradicionais de oferta". É o que escreve o jornal telemático de Barcelona "E-Cristians", retomando o debate iniciado por alguns meios de comunicação espanhóis.

"Trata-se de recolher, através da Rede, o dinheiro que os fiéis têm a intenção de doar à própria paróquia, comunidade religiosa, movimento ou outras realidades eclesiais - explica "E-Cristians" -.

Na prática, milhões de fiéis da Igreja católica, ortodoxa e evangélica baptista, já não esperam a passagem da cestinha das ofertas, mas contribuem via Internet com a transferência de dinheiro que consideram para a conta da paróquia ou entidade religiosa que escolheram; ou através do cartão de crédito retiram mensalmente da própria conta uma certa quantia que é dada à Igreja.

Quem aderiu a este sistema pensa que tem imensas vantagens, porque envia as contribuições, por exemplo, também no período em que os fiéis estão de férias".

Catolicanet