Paróquia do Livramento prepara festividades
2002-09-02 21:15:03

Iniciaram-se sexta-feira, na paróquia do Livramento, situada na freguesia do Monte, Madeira, as novenas de preparação para a festa de Nossa Senhora do Livramento, que será celebrada no domingo 8 de Setembro.

As novenas, são celebradas na igreja paroquial, sempre às 20 horas, tendo cada uma delas um tema específico.
Sexta-feira (dia 30) a homilia será proferida pelo Pe. Hector Figueira que abordará o tema «Maria, Mãe da Igreja».

Sábado (dia 31) o orador será o Pe. Fiel de Sousa que desenvolverá o tema «Maria, esposa e Mãe».

No domingo, 1 de Setembro o Cónego Vítor Gomes apresentará o tema «Maria e a Reconciliação».

No dia 2 de Setembro (segunda-feira) a homilia será proferida pelo Pe. João Carlos Gomes e terá como tema «Maria e a unidade dos cristãos».

No dia 3 o orador será o Pe. Manuel Nóbrega (da Congregação da Missão) que falará de «Maria, caminho para Cristo».

A novena celebrada no dia 4 de Setembro terá como orador o Pe. Joaquim Fernandes (Carmelita) com o tema «Maria unida a Deus na oração».

No dia 5 de Setembro, o Cónego Manuel Martins centrará a sua homilia no tema «Maria, Mãe dos cristãos».

Na sexta-feira, dia 6 de Setembro, o orador será o Pe. Agostinho Bonifácio que desenvolverá o tema « Maria e o nosso compromisso cristão».

Na véspera da festa de Nossa Senhora do Livramento (no dia 7 de Setembro) a missa iniciar-se-á pelas 19.30 horas, sendo a homilia proferida pelo Cónego Carlos Duarte.

No domingo, 8 de Setembro a festa litúrgica em honra da padroeira da paróquia do Livramento, terá o seu início às 16.30 horas. No final da Eucaristia sairá a procissão.

No adro e arredores haverá a tradicional animação, actuando no dia 7 de Setembro o conjunto «Amigos da Música» e no dia 8 desse mês uma banda filarmónica.
A Confraria de Nossa Senhora do Livramento e a comunidade paroquial é quem organiza esta festa.
Entretanto a paróquia do Livramento celebrará a festa do Santíssimo Sacramento no domingo, 15 de Setembro, pelas 16.30 horas.
O Pe. João Carlos Gomes proferirá a homilia dessa Eucaristia. No final da celebração religiosa sairá a procissão.

Na véspera será celebrada missa às 19.30 horas, sendo a homilia proferida pelo Pe. David Quintal. Esta festa, que é organizada pela Confraria do Santíssimo Sacramento daquela paróquia, é complementada com animação, actuando no sábado o conjunto «Os Antonianos» e no domingo uma banda filarmónica.
As cerimónias religiosas serão presididas pelo Pe. Humberto Mendonça, pároco do Livramento.