Novidade da família no terceiro milénio
2002-09-01 10:26:49

"A família cristã: uma boa nova para o terceiro milénio" é o tema do 4º Encontro Mundial das Famílias, a realizar em Manila, Filipinas, nos dias 25 e 26 de Janeiro próximo.
"Família, faz-te ao largo" é o tema do Congesso Nacional da Família, em Lisboa, de 10 a 12 de Outubro próximo, organizado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Na Culturgest, em Lisboa, serão debatidos os temas "A importância da família na vida social", "A identidade da família na cultura contemporânea" e "A família no futuro do Mundo e da Igreja".
A iniciativa do Encontro Mundial, tal como os três anteriores, deve-se a João Paulo II, que lançou essa ideia em 1994, no Ano Internacional da Família. O primeiro Encontro, nesse ano, realizou-se em Roma, seguindo-se Rio de Janeiro, em 1997, e, em 2000, n
ovamente Roma.

Sacramento
Na visão cristã do matrimónio, a relação entre um homem e uma mulher é recíproca e total, única e insissolúvel. Corresponde, biblicamente, ao processo original de Deus, tantas vezes ofuscado pela "dureza do coração", mas que Cristo restaurou no seu esplendor
primitivo, revalando que Deus assim o quis desde o princípio.
Elevado à dignidade de sacramento, o matrimónio revela-se como o "grande mistério" do amor esponsal de Cristo pela Sua Igreja e de Deus pela Humanidade.
Com as mutações operadas no matrimónio e na família ao longo dos tempos, não é facil que hoje os cristãos vivam evangelicamente o ideal do matrimónio. A Igreja Católica, por exemplo, é frequentemente censurada por alegada resistência às mudanças, a que ela r
esponde que não as pode aceitar sem prejuízo dos princípios e dos valores evangélicos.
A Pastoral Familiar vem, por isso, apostando em novos rumos, para que os fiéis leigos casados descubram a sua vocação e a sua missão na Igreja e no Mundo e façam do matrimónio um caminho de felicidade e de santidade.
Embora o Encontro Mundialse realize bem longe e não conte com a presença do Papa João Paulo II, como chegou a estar pevisto, nem por isso as igrejas locais se desinteressam.

Iniciativa nacional
Os casais e as famílias em geral e, sobretudo os fiéis leigos casados, associados em obras e movimentos de Igreja, são convidados a aprofundar a natureza da sua vocação e missão na Igreja e no Mundo, para uma sintonia com os participantes no Congresso Nacion
al da Família e no Encontro Mundial das Famílias.
Há a preocupação de que a famíla seja entendida como comunidade que acolhe a Boa Nova, seja testemunha da aliança pascal e se diponibilize para a evangelização.
Trata-se de relevar a família como "igreja doméstica", santuário de vida e de amor, convertida para todos os seus membros em escola de realização integral e solidária.
Também comunidade de oração, reconciliação e perdão, núcleo e fonte do bem social, com atenção aos mais débeis de dentro e de fora de casa.
Um ideal assim do casal e da família é possível, embora se reconheça a inegável crise dos tempos actuais.

Fonte JN