Igreja divulga euro nas paróquias
2001-01-04 22:36:45

A Igreja Católica pode ser um valioso instrumento de divulgação da nova moeda, o euro, às populações menos informadas. Assim pensou a Comissão do Euro.

O jornalista Manuel Villas-Boas falou com Dom Tomás Silva Nunes, secretário da Conferência Episcopal e Bispo auxiliar de Lisboa.

A Comissão do Euro convidou os bispos portugueses a divulgarem informação acerca do euro às populações. Essa informação é veículada através de boletins paroquiais e no fim da missa, em que podem ser entregues folhetos acerca da moeda única.

Esta atitude da Comissão é um claro reconhecimento do papel da Igreja Católica, principalmente nas zonas que sofrem de interioridade e com pouco acesso aos media.

D. Tomás Silva Nunes salienta que, no entanto, os párocos e os bispos não serão intérpretes da informação, pondo apenas ao dispor da Comissão todos os meios de que dispõem, como os boletins paroquiais, ou a panóplia de meios de informação que a Igreja Católica ainda possui em Portugal, e mesmo salas de conferência para sessões de esclarecimento.

Para a Igreja este é um «serviço humanitário» e, ainda mais claramente, D. Tomás considera esta acção de informação «um serviço nacional».