IGREJAS HISTÓRICAS VÃO SER RECUPERADAS
2002-08-31 10:21:48

Vai ser lançado pela primeira vez no nosso País um projecto-piloto de valorização do património religioso apoiado com fundos comunitários do Programa Operacional da Cultura.

Neste sentido, segunda-feira, pelas 11h30, na ermida de Nossa Senhora da Represa, vai proceder-se à cerimónia de assinatura de protocolos entre o IPPAR e a Diocese de Beja e entre o Departamento do Património Histórico e Artístico desta Diocese e a Câmara Municipal de Cuba.
O objectivo é criar um programa-piloto de recuperação integrada do património religioso do concelho que conta com o apoio de fundos comunitários do Programa Operacional da Cultura.

Este projecto destina-se a promover a recuperação e a valorização das principais igrejas históricas de Cuba e a sua integração num itinerário coerente que permita a visita não só dos grandes monumentos classificados, mas também de todo um conjunto de santuários rurais isolados, embora de grande valor estético e devocional, que jazem praticamente ao abandono.
Numa primeira fase vai proceder-se à conservação e restauro da igreja matriz de Vila Alva, da igreja matriz e da igreja da Misericórdia de Vila Ruiva, da ermida de Nossa Senhora da Represa e da barragem romana que se situa nas suas imediações.

Seguir-se-á a recuperação de outros monumentos em risco, como a igreja paroquial de Faro do Alentejo, e a ermida de São João, de Vila Alva.
Para a Igreja Católica, estes acordos assinalam mais um passo decisivo na colaboração com o Estado para a salvaguarda de um património em perigo, o que representa o corolário de um esforço iniciado há quase vinte anos para a inventariação e defesa dos bens culturais da diocese.

O concelho de Cuba possui um importante conjunto de igrejas históricas, datadas dos séculos XV a XVIII, que ocupa lugar de destaque na mancha patrimonial do Sul do País e reflecte com nitidez o passado de uma das regiões mais férteis do Alentejo.

Fonte CM