Arcebispo de Sydney Suspende Funções
2002-08-23 21:17:14

O arcebispo de Sydney, George Pell, declarou ontem que irá suspender temporariamente as suas funções. Na origem desta decisão está a abertura de um inquérito pela Igreja Católica em que o prelado terá de responder por uma acusação de pedofilia.

Um alegado crime ocorrido há quarenta anos e que teria como vítima um rapaz de 12 anos. O inquérito será conduzido por um juiz reformado, nomeado pela Igreja.

George Pell já deu a conhecer a sua indignação, alegando estar inocente e garantindo que as acusações não passam de "calúnias animadas por um espírito de vingança". O arcebispo de Sydney justifica a sua decisão de suspender funções, defendendo que se trata de uma medida tomada em prol do "bem da Igreja Católica e para preservar as funções do arcebispado".

Conhecido na Austrália pelas suas tomadas de posição radicais, George Pell foi autor de algumas declarações polémicas. Afirmações como "a homossexualidade constitui um maior perigo para a saúde do que o tabaco", devido aos riscos da sida, ou "o aborto é pior que os padres pedófilos, porque constituem sempre uma destruição da vida humana", ficaram marcadas na memória dos australianos. De qualquer forma, a decisão do Papa João Paulo II de nomear George Pell para arcebispo de Sydney já não tinha sido vista com bons olhos por muitos dos fiéis.

Fonte Público