paroquias.org
 

Notícias






Rainha das romarias minhotas
2002-08-23 21:16:27

Rainha das romarias que durante o mês de Agosto animam o Alto Minho, a festa da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, passa muito para lá da tradição. Actualmente, é mesmo um dos maiores trunfos da promoção turística do Norte de Portugal.

É quase uma obrigação ir a Viana por esta altura. Daí que não seja de estranhar que a capacidade hoteleira da cidade esteja, desde há mais de uma semana, completamente esgotada.

Hoje, o principal dia dos festejos, é feriado em Viana do Castelo e a imagem da Virgem, a padroeira, é levada ao mar e ao rio pelos pescadores, numa pequena embarcação. Assim se cumprem as promessas pelos momentos aflitivos passados no mar e que, por intercessão divina, foram ultrapassados.
Atrás do pálio, na procissão, o luto da viuvez recorda, por vezes, essas horas tristes dos pescadores de Viana do Castelo, embora, actualmente, sejam muito menos os que ainda fazem do mar o seu modo de vida.

A festa começa cedo. Logo pela manhã haverá alvorada de morteiros e os grupos de zés-pereiras, bandas de música, gigantones e cabeçudos desfilarão pelas ruas, para depois se concentrarem no Largo de S. Domingos. Nos coretos da Praça da República, os concertos musicais alegrarão o espaço público.
Em Viana, os hóteis estão cheios e não há mais nenhum quarto para alugar. A organização das festas espera cerca de 500 mil pessoas para a romaria deste ano e os turistas percorrem a cidade à procura de alojamento, curiosos perante esta manifestação religiosa e popular.
O típico artesanato da região é quase todo vendido. Desde os trajes folclóricos em miniatura aos xailes, passando pelos linhos, pelos panos bordados e pela caracterítica louça de porcelana branca pintada a azul.

Pelas 14 e 30 de hoje, sairá do santuário a procissão. Os andores de Nossa Senhora da Agonia, de S. Pedro e de Nossa Senhora dos Mares serão levados aos ombros pelos pescadores até ao Cais dos Barcos.
Após uma missa campal, haverá a bênção ao mar e às embarcações, seguindo-se a tradicional ida ao oceano e ao rio. Dezenas de barcos de pesca acompanham a Virgem neste percurso, que termina junto à Ribeira, onde a procissão segue depois a pé, sobre tapetes de flores com motivos relativos à faina marítima.

As ruas ficam apinhadas de gente para ver o cortejo religioso, que também é etnográfico. Os famosos trajes de Viana do Castelo desfilam numa mistura de luz e cor. Luz do muito ouro sobre o peito da vianesa, que, nesta altura, veste o típico traje vermelho, branco ou preto. Uma herança dos antepassados, que o povo da cidade soube preservar e as muleres ostentam agora com indisfarçável orgulho.
As festas prosseguem depois com o famoso arraial minhoto e a monumental sessão de fogo de artifício, com as mais curiosas e extravagantes combinações luminosas. A festa em Viana é assim, ao mesmo tempo, litúrgica e pagã, fidalga e popular. A Senhora da Agonia é a síntese de todas as romarias portuguesas.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia